quarta-feira, julho 18, 2007

Conceitos do Clássico



Na Literatura do ensino médio, condenada pelo historicismo, professores repetem há anos as características do Arcadismo e do Parnasianismo.

Relacionam essas duas estéticas ao pensamento clássico.

No entanto, como consideram seus alunos "burros", são incapazes de expor trechos de obras clássicas. Nunca as leram.

Pois bem, neste blog, retirarei um trecho do livro A República, de Platão, para destacar termos clássicos.

Segundo críticos, a tradução da Fundação Calouste Gulbenkian é ótima. Eu a tenho. Abro-a na página 125, Livro III.

"(...). Mas, para nós, ficaríamos com um poeta e um narrador de histórias mais austero e menos aprazível, tendo em conta a sua utilidade, a fim de que ele imite para nós a fala do homem de bem e se exprima segundo aqueles modelos que de início regulamos, quando tentávamos educar os militares."

Termos em azul aqui, nesse texto, entrecruzam-se, funilando em um só: militares. Platão foi o primeiro a perseguir a arte como imaginação, como prazer e, para tanto, os termos estão aqui: austero, utilidade e regulamos.

O Arcadismo e o Parnasianismo relacionam-se ao mundo clássico, isto é, aos termos de Platão. Árcade, por exemplo, é filho de Zeus e sua missão é civilizar o mundo do deus Pan, Peloponeso, parte da Grécia.

Ora, civilização implica Razão - conceito do Classicismo -, a mesma Razão que regula, que é austera. A Natureza no Arcadismo, diferente no Romantismo, mantém-se equilibrada, porque a Razão a disciplinou.

Não me reduzo ao campo, às árvores, ao céu. Refiro-me, também, à Natureza do Corpo. Os amantes árcades não vivem a Paixão. São frios. A Carne não delira, isto é, permanece na retidão, no decoro, na medida, na austeridade de que falou Platão em seu livro A República.

Por que a Razão do Arcadismo regula o Corpo, o Desejo? É essa pergunta que o professor deve fazer para que saia do lugar-comum e do historicismo anacrônico.

Gincana HMM (5)



Na gincana, pela manhã, Hélio foi o campeão de xadrez pela manhã.

No sábado, disputará com o vencedor da tarde.

Onde está Hélio? No fundo, sentado à esquerda, fora da mesa.

Freud explica

Um jornalista paulista escreveu esta em um jornal acreano.

1. Semáforos e rádios ficaram fora do ar até o restabelecimento do sistema.

Sim!!!

Claro

Evidente!!!

Óbvio!!!

Gincana HMM (4)



Há professores que estão vivos; outros, mortos.

Professor da disciplina Matemática, Jaime não está só vivo, mas deu vida à escola Heloísa Mourão Marques.

A gincana, coisa dele. Espero que permaneça na escola para incomodar os cadáveres.

Gincana HMM (3)







Na quadra, o futsal feminino vitorioso do segundo "A".

Gincana HMM (2)



Antes das aulas, professores pedem a Deus força para viver.

Certa vez, um colega de profissão pediu a Deus para acabar logo com a gincana e voltar às aulas normais.

Eu rezo por esse educador até hoje.

Na foto, minha turma do segundo "A". A torcida é a melhor de todas.

Gincana HMM (1)



Hoje, a minha querida turma do segundo "A" saiu vitoriosa da Gincana Cultural.

Bem uniformizada, a equipe Shallon foi vitoriosa no futsal feminino. Jogou muito bem.

Hélio foi campeão pela manhã em xadrez, e outro aluno ganhou na dama.

Perdemos no vôlei masculino, mas, na derrota, precisamos reconhecer a capacidade do adversário.

Nessa foto, misturei-me a outro modelo de aula, de conhecimento; à outra forma de escola. Valeu, pessoal!

Açeçor de comunicassão


Ganha-se muito bem para escrever tão mal. Herrar é umano, eu sei, mas cometer vícios enche a paciência.


O açeçor de comunicassão do deputado federal Gladson Cameli (PP) poderia tratar melhor a língua portuguesa. O erro a seguir é demais.


Se no Amazonas pode ter um programa desse, porque no Acre não pode?