terça-feira, novembro 28, 2006

Dinheiro Público

A imprensa acreana e o Sindicato da Educação permanecem indiferentes ao dinheiro público da escola.
As Redações acompanham a eleição da OAB, porque advogado tem mais importância do que educador. O sindicato, por sua vez, só se refere à educação quando o assunto é isonomia.
Paralelo a isso, gestores de escolas públicas permanecem impunes por suas péssimas e pseudo-administrações.
Para citar um exemplo, na escola Heloísa Mourão Marques, por causa de uma administração anterior, o dinheiro escolar foi bloqueado, mais de R$ 50 mil. Não pagaram os encargos sociais da fanfarra - mais de mil reais.
Na Assembléia, não há lei que puna o homem público (o diretor de escola ou o gestor escolar) que administra muito mal o dinheiro da população.
Faz campanha e, uma vez eleito, apresenta uma prestação "faz-de-conta". Candidata-se mais uma vez e perde a eleição. Sai da escola e deixa tudo nas costas de um futuro diretor sem que haja uma única punição contra o péssimo diretor escolar, porque não há lei no Estado para isso.
Se o governador administra mal, o TCE pune. O mesmo deveria ocorrer com este homem público: o diretor de escola.
Escola é mais importante que a OAB. Educação não é só isonomia. Dinheiro público é dinheiro público, seja no Poder Executivo, seja na escola.

Mesa-diretora ou mesa diretora?

Pelo correio eletrônico, enviei uma mensagem ao professor Dílson Catarino a fim de tirar esta dúvida: mesa-diretora ou mesa diretora?
Dílson leciona gramática na 3ª série do ensino médio e no cursinho pré-vestibular do Colégio Maxi, em Londrina (PR), além de publicar sua observações gramaticais no UOL.

Disse-lhe.
Penso que seja mesa-diretora por causa de professor-diretor. Consultando Celso Pedro Luft, Grande Manual de Ortografia Globo, há, por meio desse exemplo, "uma unidade semântica, isto é, significação global distinta da significação individual das parecelas".
Respondeu-me.

Olá, Aldo.
É assim que eu penso também, apesar de a palavra "mesa-diretora" não ser registrada em nenhum dicionário nem no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.
Nos jornais acreanos, não se escreve "mesa-diretora". Em O Rio Branco, na capa, li "Mesa Diretora".
Quando se trata de conhecimento, os livros, eles são indiferentes. Quando não corrijo Mais de de 2 mil não sacaram o PIS no Acre, escrito em uma chamada, todos falam.
Preciso ser mais óbvio.