quinta-feira, fevereiro 11, 2010

A TV Aldeia não sabe o que é Carnaval


Nesses anos de TV Aldeia, nunca assisti a uma programação que soubesse falar do Carnaval porque sua direção ignora a história de Momo e a representação simbólica dessa festa. A TV Aldeia contribui para o vazio semântico do Carnaval. Isso é admissível para uma TV comercial, mas não para uma TV educativa, que deveria promover a cultura original dessa festa popular.

Nesses anos de política da Frente Popular, a TV Aldeia nunca se corrigiu e, por causa disso, neste ano, mais uma vez, não tenho esperança de assistir a algo inteligente ou de ouvir palavras que revelem o sentido autêntico dessa folia (loucura).

No Acre, o poder público, em tudo, organiza o espaço do Carnaval; porém, por meio da TV, esse poder não organiza o sentido histórico do reino de Momo.

Diante da TV, a sala de aula pode muito pouco ou quase nada; entretanto, mesmo assim, apresentei a meus alunos uma rede (simbólica) de palavras relacionadas ao Carnaval, partindo de rei Momo, que é gordo, que recebe a chave do prefeito.

O que significa a palavra "Momo"? O que representa sua condição de "gordo"? Qual o sentido de receber uma "chave" de um "prefeito"? A isso, a TV Aldeia não responde e, se não responde, não pode saber o que é Carnaval.

Não sabe.