Hoje, em muitas escolas, não se estuda gramática - erro que deixará um débito enorme para o futuro.
Estou estudando Immanuel Kant, mas pararei a leitura pouco antes do jogo entre Brasil e Camarões, depois retornarei.
Suas orações e seus períodos são longos, um tipo de estrutura sintática que não facilita a compreensão. Sem compreensão de gramática, torna-se mais difícil.
Por exemplo, repare nessas relações entre orações:
Se, quando se assume
que o nosso conhecimento por experiência se regula pelos objetos como coisas em
si mesmas, verifica-se que o incondicionado não poderia ser pensado sem
contradição; se, ao contrário,
quando se assume que a nossa representação das coisas, tal como nos são dadas,
não se regula por estas como coisas em si mesmas, mas os objetos é que se
regulam pelo nosso modo de representação, verifica-se que a contradição
desaparece; e se, portanto, o incondicionado
tem de ser encontrado não nas coisas enquanto as conhecemos (enquanto nos são
dadas), mas sim nelas enquanto não as conhecemos, enquanto coisas em si mesmas: assim se evidencia que tem
fundamento aquilo que, no começo, assumíamos apenas a título de tentativa.
Sem gramática, porque ela estuda estruturas, não se entende Kant. Depois de saber a estrutura, estudam-se os conceitos kantianos e a relação entre eles, mas sabendo que a relação entre eles depende da estrutura, porque a estrutura já é relação.
Por falar em jogo...