terça-feira, maio 15, 2012

Vanessa, 20 turmas e mais de 800 alunos

Hoje, pouco antes entrar em sala, caminhei pelo corredor com a colega de trabalho Vanessa, professora de Espanhol.

"Estou muito cansada, não estou me sentido bem", disse antes de entrar em sala.

Existem funcionários públicos que trabalham em gabinetes com ares-condicionados, porém estão lá sem o critério republicano.

Deixar de lecionar em salas desconfortáveis para ocupar espaço na secretaria só com tais princípios: o padrinho escolhe ou o partido indica.

Recentemente,disseram "não quero ficar em sala", e a secretaria arranjou um lugar para esse profissional da educação. Nunca deu o suor como funcionário e, como não criticava a ordem estabelecida, porque para esse indivíduo tanto faz como tanto fez, recebeu como descanso um gabinete da secretaria.

Muito diferente desse funcionário público vagabundo, Vanessa leciona para 20 turmas. Por causa da secretaria e por causa de alguns professores da escola HMM, Vanessa leciona para 20 turmas, ou seja, leciona para mais de 800 alunos.

E pessoas que estão na secretaria por apadrinhamento ou por partidarismo ainda dizem que "o professor deve saber prender a atenção do aluno com aulas interessantes".

Desgraçado quem fala assim. Vanessa não concluiu seu tempo de aula hoje, porque ela achou mais interessante ir para o hospital.