sexta-feira, maio 25, 2007

Dissertação de alunos


Entro em uma sala de escola pública acreana com este propósito: transformar a vida de meus alunos.
Para isso, inquieto-me; insatisfeto, sempre estou. Desejo mais e mais. Dê-mais. Nunca estou pronto, acabado, concluído.

Tenho lido pouco por causa do tempo entregue ao trabalho para depois da escola. Se este país fosse educação, professor entraria no turno da manhã e sairia no turno da tarde. Tempo integral, sem a necessidade de trabalhar em outro lugar.

Mas, se esse tempo não chega, às sextas-feiras, dedico-me à reconstrução textual dos alunos. Cansa. Aula muito cansativa. Estamos na introdução. São duas aulas de Redação por semana.
Em 25 de março deste ano, escreveram que...
"A cada ano que passa, as jovens entre 12 e 18 anos engravidam mais cedo, isso, acontece muito nas periferias, o indice de meninas que engravidam antes dos 18 anos esta muito avançado, muitas vezes os rapazes enganam."
Essa introdução foi reconstruída três vezes. Com as aulas sobre vírgula (Ordem Sintática Direta), realizadas duas vezes por semana como aulas de Gramática, o texto melhorou. Compare.
"A cada ano que passa, o índice de meninas que engravidam antes de completar 18 anos aumenta. Muitas delas não estudam, não possuem renda própria. Normalmente, isso acontece nas periferias".
Apontei erros e, durante o refazer, os alunos buscaram saídas. Quando colocavam uma vírgula em um lugar errado, eu perguntava o motivo de a vírgula estar no local e, só depois da resposta correta, reparando o próprio erro, reescreviam. Se expliquei sobre o uso da vírgula, exijo o uso correto no texto.
A introdução em azul tem cinco linhas no papel, e eu a considerei concluída.
Na próxima sexta-feira, apresentarei cinco introduções refeitas em sala. Observaremos o começo - o que foi eliminado e recriado - e o fim para o aluno perceber as alterações essenciais à organização de raciocínio.
Trabalhoso. Lecionamos, no entanto, para isto: transformar a vida. Para tanto, deve pulsar nas veias a Paixão pelo ato de educar.