domingo, agosto 16, 2009

Crase

Aprendemos na escola - em algumas - que é facultativo o uso do acento grave, indicador do fenômeno da crase, depois de "até". É bom ler este texto de Thaís Nicoleti.

"Até a" e "até à"
Por Thaís Nicoleti

"As autoridades (...) poderiam condená-lo até à pena de morte."A frase acima suscita uma questão de emprego do acento grave: afinal, a crase ocorre ou não antes de "pena de morte"

Sabemos que a crase, fusão de duas vogais numa só, ocorre hoje sobretudo quando a preposição "a" e o artigo definido "a" se encontram. Quando o termo regente requer a preposição "a" (condenado "a") e o termo regido requer o artigo "a" ("a" pena de morte), a crase ocorre. Eis, portanto, uma situação simples de ocorrência da crase: "Fulano foi condenado à morte".

Por outro lado, não são poucas as vezes que vemos redatores, inadvertidamente, usarem o acento grave em construções do tipo "a reunião estendeu-se até às 18h". Num caso como esse, não ocorre crase. O numeral que indica as horas é obrigatoriamente antecedido de artigo ("as 18h"), mas, para que ocorra a crase, é necessário haver também a preposição "a". Esta, nessa construção, cedeu seu lugar à preposição "até", que indica limite. Daí não haver crase. O mesmo vale para sequências como "reunião marcada para as 15h", "esperava desde as 10h" etc.

Dito isso, há quem faça o raciocínio rápido: "não existe até à". E é aí que mora o perigo. No caso das horas, isso é válido porque a crase ocorre quando as horas integram uma locução adverbial de tempo ("O evento começou às 19h"). Observe que a preposição "a" faz parte da locução (não é uma preposição exigida pelo verbo anterior).

A preposição exigida pelo termo regente ("condenado a") não pode ser substituída por outra (não existe algo como "condenado até"). A palavra "até", por sua vez, nem sempre é uma preposição. Pode ter valor de advérbio (de inclusão), como na célebre frase de Júlio César: "Até tu, Brutus?", caso em que poderia ser reforçada pelo advérbio "mesmo" (Até mesmo tu, Brutus?).

Voltamos, assim, à nossa frase inicial, em que "até" é um advérbio (tem valor de "até mesmo") e, portanto, não interfere na regência do verbo "condenar", que exige a preposição "a". Assim, vemos que a frase está correta.