terça-feira, agosto 14, 2012

Redação HMM 1


Em abril, iniciei o processo de construção textual no 2º ano do ensino médio. Quase 50 alunos. Aula muito cansativa para um salário que não massageia o meu ego após 14 anos como professor do estado.

No entanto, antes da elaboração textual, expliquei a proposta do Enem-2011 e o uso correto da vírgula e do ponto contínuo.

No caso da vírgula, passei cem questões, sendo vinte relacionadas às orações subordinadas adjetivas. Ao todo, foram 16 aulas sobre vírgula.

Antes disso, os alunos analisaram poesias, o que implica também o estudo da construção frasal, isto é, da ordem sintática indireta, havendo a possibilidade de vírgula.

Na turma C, a aluna Krisla Ripardo Domingos reconstruiu sua introdução cinco vezes, deixando-a no final desta forma:

      No início do século XXI, as redes sociais tornaram-se a principal forma de interação entre os indivíduos. Por meio de uma dessas redes, o Facebook, expõem-se ideias e imagens que promovem a perda de reputações e de identidades. Essas exposições mostram-se como o maior erro dos usuários.

Hoje, diferente de abril, o método foi outro. Dividi a turma entre garotos e garotas, e cada grupo escreveu o desenvolvimento 1 até o primeiro ponto contínuo. As garotas ganharam e receberam ponto extra. Repare o que elas escreveram!

      Tal erro é ocasionado pela busca, sem limite, da popularidade, promovendo descontroladamente a exibição do que há mais íntimo nas pessoas.

Infelizmente, esse trabalho redacional será interrompido quando eu sair da escola, porque professor leciona redação na rede pública se quiser.