sexta-feira, abril 03, 2009

Conselho de Turma













À mesa, professores e alunos no Conselho da Turma 2A. Desde 2004, tenho defendido a criação dos conselhos de disciplina e de turmas, mas uma ideia só vinga quando amigos com-par-tilham-na. Amigo que é hoje coordenador de ensino (professor Gleidson). Amiga que é hoje gestora escolar (professora Osmarina).

Nesta foto, nossa primeira reunião. Pauta: falta e comportamento inadequado de alunos. De forma coletiva, registramos as faltas em cada disciplina para entregá-las ao coordenador.

Destaco a presença de duas alunas: Raíssa e Paloma. Alunos sérios são capitais nestas reuniões, porque poderão apresentar problemas que envolvem a relação entre professores e alunos. O conselho não deve se reduzir a professores que só reclamam de alunos. Alunos devem e podem exigir qualidade de ensino de forma ética, justa e sensível nos conselhos. E mais: os conselhos devem ser filmados para que alunos exponham essas reuniões em seus blogues escolares.

Democracria implica também claridade, ou seja, os professores devem ser expostos por meio da tecnologia. Acima de tudo e de todo, o bem da escola pública, isto é, debater ideias e fazer com que sejam cumpridas.