sexta-feira, novembro 24, 2006

- Junto a -

"A partir desta segunda-feira, quem estiver com o nome cadastrado no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa por conta de débito junto ao comércio local, poderá procurar o Procon/AC para tentar negociar o débito com o comerciante e regularizar sua situação."
    1. "Junto a" - Se escreve "junto a", é o mesmo que "por conta de débito perto do comércio local". "Junto a" é o mesmo que "perto de". O correto é "por causa de débito no comércio local".

- , e teve -

"A reunião de planejamento ocorreu na sede do Ibama no Acre, e teve a participação de um representante da reserva."
    1. Como só há o mesmo núcleo do sujeito, nesse caso, reunião, não se coloca vírgula antes de "e". Com dois núcleos diferentes, a vírgula é facultativa.

- que foi analisado -

"No julgamento do relatório do 3º bimestre, que foi analisado na mesma sessão, a falta de investimentos nas áreas da saúde e na educação também apareceram, mas o documento do 4º bimestre acabou sanando o problema da falta de investimento no ensino."
    1. "que foi analisado" - Não há necessidade de escrever "que foi", porque "analisado", sendo Particípio Regular, remete ao passado. Melhor escrever "no julgamento do relatório do terceiro bimestre, analisado na mesma sessão, a falta de investimentos nas áreas da saúde e da educação também apareceu (...)".