sexta-feira, janeiro 30, 2015

Aquilo nunca foi Idade Medieval

O quanto o ensino de história deixou erros e erros. O que me ensinaram não passou de erro.
DA SEÇÂO: COISAS DESNECESSÁRIA AO FACEBOOK
Há entre o senso comum a ideia de que o Iluminismo ocorreu na França. Outros ainda corrigem, dizendo que ocorreu na Inglaterra, por exemplo, com David Hume.
Retirando Platão e Aristóteles, o Iluminismo deu seus primeiros sinais na Idade Média. Iniciou-se na Idade Medieval.
Hume nasceu em 1711 e faleceu em 1776; publicou os dois volumes de "Tratado da Natureza Humana" ao 28 anos, em 1739. Se queremos entender a causa de você ter um carro em sua garagem ou de sua esposa usar a máquina de lavar roupa, é preciso ler Hume.
Após concluir a leitura de "Organum", de Francis Bacon, fui ao encontro de Hume, mas parei nas primeiras páginas do Tratado, porque me faltava algo antes dos empiristas ingleses, uma origem antes deles e depois dos gregos.
Para que emergisse o pensamento empirista no século 17, na Inglaterra, a densidade do pensamento metafísico deveria se tornar cada vez mais delgado.Em que momento essa diminuição se apresenta? Em que momento a teoria do conhecimento, a mesma que fará surgir o carro, a máquina de lavar, apresenta marcas que desaguarão em Hume?
Resposta: IDADE MÉDIA.
Pouco ou nada aprendi dessa época na escola, a não ser "Idade das Trevas", o que é uma mentira, uma ignorância atroz.
Quatrocentos antes de Hume, repito, quatrocentos anos de Hume, houve um Hume da Idade Média; um Hume que começa a tomar formas com Santo Anselmo (1033-1109) e, na trilha do pensamento, chega ao Hume da Idade Média, qual seja, ele: Nicolau de Autrecourt (1298/99-1369).
Muitos ignoram, mas a teoria do conhecimento tem seus fundamentos na relação entre Deus e o mundo. Sem essa relação, não haveria existido Hume, não haveria existido o Iluminismo.