terça-feira, abril 24, 2007

IMPlanTE denTÁRio 11









As primeiras pisadas deixaram marcas em Tarauacá, no seringal Corcovado, colocação Fogoso, em 1930.







Inconformados com a injustiça, os pés partiram para Rio Branco após quase 30 anos de seringal.

Rodaram o mundo. Pararam em Manaus. Esses pés, tamanho de Sebastião, sustentam um dos homens mais honrados que conheci em minha vida.

O Acre, o autêntico, pulsa na sola desta carne.

IMPLANTE DENTÁRIO 10



Enquanto a morte não sussurra, a enfermeira Elzuíte cuida de Sebastião, de 76 anos.

Entre tantas, suas mãos delicadas amenizavam a dor. Gentil, educada, o corpo enfermo sentia-se bem com sua presença.

Que Deus ilumine ainda mais a sua profissão.

ImplantE DentáriO 9



À noite, a morte cruza o corredor. Seu Raimundo, um senhor com quase 80 anos, jamais será lembrado por muitos. Ele ficará na lembrança da família, nada mais.

Na angústia de querer o ar, sua boca aberta marcou a expressão de sua morte. Um dia, eu sei, o fim quebrará nossos espelhos.

IMplante DEntário 8



De madrugada, às 4 horas, o medicamento intravenal me acordava e alguns deixavam na carne da mão o gosto incômodo da ardência.

Nesse momento, minha Amada acariciava meus pés para enganar a dor.

Uma poesia se ancora em minhas lembranças.






Tenho apenas duas mãos
e o sentimento do mundo,
mas estou cheio de escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige
na confluência do amor.

Drummond

implantE dentáriO 7

À minha direita, dorme uma eterna amiga, sim, uma amiga, porque o amor, para muito além da carne, granula no íntimo da alma dos que cultivam a amizade.

Em todas as noites, seu caráter não me deixou só. Que ser humano nobre é minha Amada. Faltou às aulas do pré-vestibular para que nas madrugadas suas mãos suaves conduzissem minhas dores ao banheiro.

Simone Brasil de Oliveira, a Mony, terá de mim a eterna gratidão e o meu eterno amor.

Implante Dentário 6



Imobilizado, restaram os olhos para acompanhar o movimento de pessoas no quarto. Minha amada congela o momento no banheiro.

Santa Juliana, elas, as santas, são sagradas, limpas, mas a única santa humana que vi foi santa Fátima, uma funcionária que limpava a privada para eu repousar a minha bunda. O quanto precisamos das pessoas.

Você pode pagar um plano particular de saúde, pode ser desembargador que sai em coluna social, mas chegará o dia em que o "rabo da corte" precisará, mais ainda, de seu semelhante em um hospital para que a merda não suje a toga.

Espero que um juiz injusto fique sem a santa Fátima, porque os serventes, em meus sonhos, farão grave contra as leis que privilegiam magistrados.

Fátima, quanto você recebe por mês? Fátima, onde você mora? Fátima, qual seu grau de instrução? Fátima, que sonhos suas mãos limpas de dignidade têm para seus filhos?

Santa Fátima, obrigado por deixar o banheiro sempre limpo. O quanto preciso do outro...