segunda-feira, agosto 20, 2007

Sinplac

Hoje, recebi um convite para participar de um debate sobre as propostas de uma candidatura do Sindicato dos Professores Licenciados, o Sinplac.

Infelizmente, por causa do jornal, não poderei ir. Deixo, aqui, algumas idéias.

1. O Sinplac surgiu para mostrar outros caminhos, não podendo imitar o Sinteac, viciado em um sindicalismo anacrônico. O Sinplac precisa ter outro processo eleitoral, porque, caso permaneça nesse, o sindicato ficará vulnerável à infiltração de partidos políticos;

2. Esse processo deve ser debatido em um congresso e, antes dele, a realização de debates com professores da Universidade Federal do Acre e de outras universidades;

3. Criar uma imprensa sindical autônoma, independente do sindicato e que busque recursos próprios para repensar a educação, a cultura e o movimento sindical do Acre. Uma imprensa que não seja pautada pela realidade, mas que paute a educação, a cultura e o movimento sindical;

4. Criação de um ótimo site para que filiados votem pela internete;

5. Criação de um sindicato-empresa;

6. Criação de uma auditoria no final de cada mandato.

Sem 4 aulas de dissertação

Meus alunos receberam de mim todo conteúdo de Literatura e de Língua Portuguesa para o segundo semestre de 2007. Para cada data, um conteúdo.

Na semana passada, dia 14, não apresentei aos meus alunos os modelos de introdução. Amanhã, dia 21, não apresentarei, mais uma vez, modelos de introdução.

São 4 quatro aulas. Na primeira, a causa: Olimpíada de Matemática. Na segunda, passeata.

Paciência!!! e muito blog.

Resposta da professora Osmarina


Murmúrio

Traze-me um pouco das sombras serenas
que as nuvens transportam por cima do dia!
Um pouco de sombra, apenas,
- vê que nem te peço alegria.

Traze-me um pouco da alvura dos luares
que a noite sustenta no teu coração!
A alvura, apenas, dos ares:
- vê que nem te peço ilusão.

Traze-me um pouco da tua lembrança,
aroma perdido, saudade da flor!
- Vê que nem te digo - esperança!
- Vê que nem sequer sonho - amor!


Com vc, Aldo, só a poesia resolve.
_________________________

Osmarina, não entendi a sua observação final. Gostei, porque, comigo, só a poesia resolve.

Ronda Gramatical

No jornal

"De acordo com Auxiliadora, desde de 1989 o Brasil não registra mais casos da paralisia infantil."

1. Desde de. Há um repórter na Redação que coloca "de" sempre depois de "desde". Errado. Como "desde" é preposição, não se coloca outra preposição depois; e

2. Desde 1989 o Brasil. Faltou a vírgula, porque a frase-oracional encontra-se fora da ordem sintática direta. O correto, portanto, é "
desde 1989, o Brasil".

Abusar da escola pública

Hoje, pela manhã, recebi a informação de que não haverá aula amanhã, porque a escola pública Heloísa Mourão Marques fará uma passeata contra a violência em Rio Branco.

Já pensou se as escolas públicas do Rio de Janeiro resolvem cancelar suas aulas para protestar contra a violência na terra de Tom Jobim?

O que me causa desconforto é que a escola não tem um calendário para cumprir metas e, dessa forma, buscar qualificar o ensino público. Nós não temos nem Plano Político Pedagógico. Em outras palavras, a escola que fará uma passeata contra a violência comete a violência de não qualificar seu ensino. Violência no sentido de cometer rupturas contra suas obrigaçõe e seus deveres.

Só para falar do semestre passado, meus alunos deixaram de ter 33 aulas de Língua Portuguesa. Dez aulas foram consideradas por causa da gincana. Quanto à gincana, tudo bem, porque se trata de uma atividade lúdica que incluiu, também, conhecimento.

Agora, incluir passeata como aula, convenhamos, considero abusar da coisa pública. Mesmo assim, meus alunos ficaram sem 13 aulas. Isso é um tipo de violência.
E eu não falto. Só faltei no semestre passado, porque fiquei internado e, como não sou diretor, apresentei atestado médico e pedido de internação do médico.

Não sou pago pelo Estado do Acre para fazer passeata, sou pago para lecionar, e bem, ainda que não receba tão bem. A escola ficou em luto por dois dias e teve gente que enforcou ainda na sexta, aproveitando-se de um luto. Na terça, amanhã, a escola irá parar ainda por causa desse luto.

Pior, a passeata poderá ainda servir como aula. Já serviu no passado. "Trata-se de uma aula diferente", como já ouvi.
Isso, para mim, não é aula. Isso é abusar da coisa pública.