terça-feira, março 11, 2008

Comentário sobre matéria

Texto do jornalista Freud Antunes, da TRIBUNA

Sinteac confirma paralisação na sexta-feira

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Acre (Sinteac) confirmou para sexta-feira a paralisação de todos os professores e servidores de escolas públicas no Estado. O objetivo é forçar o cumprimento dos acordos firmados no ano passado, como a segunda parcela do reajuste salarial.

De acordo com o presidente do Sinteac, Manoel Lima, as negociações foram iniciadas, mas dos oito pontos reivindicados pelos trabalhadores o governo concedeu apenas três.

“Uma paralisação de advertência é melhor que radicalizar, entrando em greve sem a possibilidade de um novo acordo. Queremos que o governo possa conceder os outros pontos levantados pela categoria”, afirmou.

Na lista de exigências dos trabalhadores, está o pagamento do adicional noturno, a gratificação por insalubridade, faculdade para os servidores de nível médio e o reenquadramento dos profissionais que apresentarem diploma de nível superior.

“São pontos que os técnicos do governo ainda não acenaram para um acordo, mas que precisam ser aplicados”, detalhou o sindicalista.

Os três itens atendidos em 2007 foram a convocação de concursados, a garantia de progressão de letras e o pagamento da primeira parcela da isonomia salarial, igualando a remuneração dos funcionários da educação com os de outras pastas.

Paralisação nacional

Segundo o sindicalista, os trabalhadores da educação do deverão realizar um dia de paralisação, exigindo a criação de um piso nacional para os trabalhadores com ensino médio e um valor mínimo para os professores com nível superior.
____________________________________________
Comentário

Na última greve fracassada dos professores - basta acessar neste blog -, argumentei que não existe greve na educação, mas reposição de aula. Uma pessoa que sabe contar de 1 até 2 reconhece que, como não há dente em galinha, também não há "greve" na educação.

Reposição de aula serve muito para interesses de uma esquerda obreira, a mesma que, por meio do sindicato, projeta a imagem de suas lideranças para a carreira política ou para o TCE. Sindicato nunca convocou seus filiados para qualificar o ensino ou para qualificar a gestão escolar.

Sou contra a reposição de aula.

Junto à

"O presidente da Assembléia Legislativa, Edvaldo Magalhães (PC do B), encaminhará a questão junto à Secretaria Estadual de Saúde. Somente a partir dessa conversa, é que será possível saber se é realmente possível o encaminhamento de um projeto de lei por parte do Executivo para a efetivação dos contratos desses profissionais."

Não encaminhará junto à, porque, caso seja assim, ele encaminhará perto da Secretaria Estadual de Saúde. Ora, ele encaminhará à Secretaria Estadual de Saúde.

Há cem anos no jornalismo escrevendo mal.