sábado, agosto 04, 2012

O PC do B na Educação




Certa vez, uma coordenadora de ensino da escola Heloísa Mourão Marques levou ao diretor de ensino médio, professor Josenir Calixto, um documento secreto para me prejudicar.

Em sua sala, o diretor pediu que a coordenadora retornasse à escola para que o documento seguisse seu trâmite legal.

Um documento a meu respeito, eu nunca o tinha lido. A coordenadora não deu o devido encaminhamento legal. O diretor de ensino foi justo.

Sábado, reunião

Hoje, às 9 horas, sábado, iniciou-se uma reunião entre professores, gestão escolar e Josenir Calixto. 

Calmo, objetivo e dialogando com perguntas ou com críticas de professores, Calixto é aquele tipo de diretor que admite "a secretaria errou", ou seja, ele errou com a sua equipe.

Ele lê minhas críticas neste blogue - não gosta do sabor ácido - e sabe que as faço para ver sempre o melhor; elas não são para diminuir o trabalho de uma pessoa que respeito, que admiro e que, para mim, é um dos bons nomes do PC do B.

Trata-se de um reconhecimento, não de adulação. Isso não é troca de favores, porque permaneço com as críticas mesmo havendo o reconhecimento de minha parte.

Aluno também avaliará seu professor

Na escola Heloísa Mourão Marques, sempre defendi a ideia de alunos (meritórios) avaliarem seus professores.

Calixto defenderá essa ideia em outras escolas. O professor-diretor Waldir permitirá ainda neste ano que alunos avaliem a qualidade profissional dos professores.

Apresentei outras ideias. Colegas de trabalho apresentaram outras.

Como Calixto falou, a escola Heloísa Mourão Marques saiu do fundo do poço, sendo hoje uma referência para ele. Os índices estão melhores; no entanto, para quem busca sempre o melhor, ainda falta muito.

A gestão do professor Waldir possibilitará mais avanços. Eu creio nisso.

Fim da reunião

A reunião chegou ao fim às 12h25min.

Uma reunião no sábado para dar início a um planejamento na escola.

Que venham outros sábados!