sexta-feira, maio 02, 2008

Assim morrem os pobres

Foto de Selmo Melo

Matéria de Gilberto Lobo






O fato ocorreu no bairro Plácido de Castro, final do bairro Sobral, capital. O pobre faleceu às 8 horas e, ao meio-dia, o corpo permanecia no barraco à espera da boa vontade do poder público.

Sugeri ao repórter saber como e quanto será o sepultamento desse corpo pobre. A família gastará quanto?

Família acusa Samu de negligência

Francisco Chaga da Silva, de 49 anos, morador no bairro Plácido de Castro, faleceu na manhã de ontem, dia 2, porque, segundo familiares, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi negligente.

Segundo Carlos César, vizinho que atendeu o paciente, Francisco Chagas começou a gritar no final da noite com fortes dores, mas não conseguia falar para explicar onde doía. “Teve uma hora que ele não conseguia nem gritar, a voz não saía”, acrescentou.

Por volta de uma hora da manhã, o atendimento do Samu foi solicitado. Conforme explicação de César, os médicos fizeram os exames no paciente sem removê-lo do local e disseram que ele apenas estava com frio devido à brusca queda de temperatura. Colocaram um cobertor sobre ele e saíram. Às 8 horas, Chagas faleceu.

“Ele não tinha nenhuma doença, era saudável, apenas gostava de beber muito e nunca tinha tido problema de saúde, essa foi a primeira vez, e o pessoal do Samu nem ligou, disseram que era só frio”, detalhou, Carlos.

Até às 11h30, o corpo permanecia sobre o sofá da sala à espera dos funcionários do Instituto Médico Legal (IML) para tomar as devidas precauções.

A coordenadora interina do Samu, enfermeira Necila Fernandes, informou que o Samu recebeu o pedido por volta de uma hora da manhã. Os familiares informaram que o paciente estava embriagado e que talvez o problema fosse esse.

No local, a equipe realizou os procedimentos padrões e constataram que o paciente estava bem, a pressão arterial estava nos padrões normais e o próprio Francisco havia dito que não sentia dor. “Estou bem”, disse, contrariando as explicações de Carlos César. Por causa disso, Francisco não foi levado ao hospital.
___________________________

Uma dúvida: como Francisco falou que estava bem se ele sentia muitas dores?