quarta-feira, novembro 14, 2007

Prévia dos professores (1)

Hoje, pela manhã, houve uma prévia eleitoral com os professores da escola Heloísa Mourão Marques, turno da manhã.

Votaram 36 professores.

Branco: 5

Professor Jorge Braun: 2 (não é candidato)

Professora Lúcia: 2

Professor Aires: 8

Professor Gleidson: 4

Professora Osmarina: 15

Blog aberto à gestora Lúcia

Estão me fazendo de palhaço,
mas não sou palhaço


1. Professora-gestora Lúcia, na última eleição da escola Heloísa Mourão Marques, a senhora recebeu 98 votos de professores e de funcionários e 435 votos de pais e de alunos, totalizando 61.02%. O segundo candidato obteve 25.03%. Sua vitória, portanto, esmagadora.

2. A senhora teve absoluto apoio para transformar a escola. Idéias, e muitas, e tantas, e várias, foram ofertadas à sua gestão. Registrei neste diário virtual que a senhora reunia os professores para aprovar procedimentos escolares; entretanto, no dia seguinte, a escola permanecia inalterada.

3. Poderia reescrever o que aprovamos em reuniões, mas penso que seja desnecessário, basta ir aos arquivos deste blog.

ENFERMA

4. Só desejo me reportar ao último fato, eu disse isto: fato. Pelo período de um mês e duas semanas, a senhora se ausentou. Informaram a mim que se encontrava em casa por estar enferma.

5. Aos professores, a senhora não deu nenhuma satisfação. Procurei me informar. No Conselho Escolar, nenhum documento, a senhora apresentou para justificar seu afastamento. Na administração, idem.

6. Enquanto professores e funcionários se dedicam à escola, a senhora encontrava-se "enferma" em um salão de beleza, cuidando das mãos, dos cabelos, da sua aparência. Digo isso porque pessoas a viram e me disseram. Pessoas que, quando se afastam da escola, apresentam documento à coordenação.

7. Hoje, após sua longa ausência e indiferença, a senhora ressurge para reunir os alunos do segundo ano, os meus alunos. Permiti que a minha aula fosse interrompida para a senhora se pronunciar. Antes de sair, disse aos jovens que não agredissem, que só ouvissem o que a gestora tinha a dizer e quem quisesse protestar usasse nariz de palhaço.

8. Senhora Lúcia, criticar é uma arte nobre para quem sabe e a crítica ética, sabemos, fortalece a democracia, mas injúria, difamação, isto é, espalhar mentira como se fosse verdade, bem, uma pessoa pode ser processada por isso. Reli o que escrevi neste blog e não ataco a sua pessoa, mas critico, com idéias, a gestora, a funcionária pública, a servidora do estado do Acre.

9. Pois bem, cedo minha aula a suas falas e sou avisado de que a senhora, diante de meus alunos, afirma que eu os chamo de burro, de idiotas. Retornei ao auditório, interrompi sua reunião para perguntar aos alunos se os chamo de burro, e a senhora ouviu um NÃO bem alto -e a sua enfermidade não é auditiva.

10. Depois disso, não permitirei que a senhora ocupe meu espaço para falar, porque suas falas não importam mais que as minhas. Minhas falas, gestora, não fogem a compromissos; minhas falas, sedentas de sonho e famintas de paixão, desejam transformar o mundo, e ele começa na sala de aula, na minha.

11. São quase 20 anos lecionando e jamais considerei a sala um fardo, por isso só me ausento sob estas três condições: suicídio, homicídio e enfermidade grave e comprovada. Fora isso, sou tarado por aula. E são quase 20 anos lecionando.

12. Há anos, meus alunos respondem a um questionário sobre minha conduta em sala e sobre minha relação com eles. Afirmo-lhe que os resultados são os melhores. Sem se identificarem, muitos pedem para eu lecionar no terceiro ano. Mesmo assim, preciso lecionar melhor.

13. A escola não é o professor, mas a relação entre eles para edificar um processo de ensino-aprendizagem. Lembra quando argumentei sobre a importância dos conselhos de disciplina e dos conselhos de turma?

14. Este blog é um meio que encontrei para dar visibilidade a gestores que não cumprem com seus deveres segundo as leis da educação. Sou favorável também à minha exposição, porque devo satisfação à sociedade acreana.

Blog aberto a Josenir Calixto

Reponsável pelo ensino médio da rede estadual de ensino, o professor Josenir Calixto, jovem do PC do B, tem a oportunidade de transformar, dentro do possível, a escola pública. A esquerda sempre deve buscar o melhor, sempre.

Por isso, Josenir, escrevo-lhe para encontrar outros caminhos referentes, por exemplo, ao gestor escolar. Eu não entendo o porquê de o gestor não ser avaliado pela escola segundo critérios da Secretaria de Educação.

Há gestores que durante dois anos não contribuíram para qualificar o ensino público; gestores que não comparecem à escola pelo prazo de um mês e duas semanas, mas, mesmo assim, esses pseudo-administradores, submetidos a um exame da Secretaria de Educação e aprovados, estão habilitados novamente para ser candidatos a gestores de escola pública.

Josenir, o exame institucional deve surgir, primeiro, na escola, submetendo o gestor a uma avaliação dos professores, dos alunos, dos funcionários administrativos e dos funcionários de apoio.

Eu queria entender o porquê de isso não ocorrer.