domingo, janeiro 13, 2013

A importância do PT e a sua inutilidade

Durante 20 anos, morei no Acre. Vinte anos. Cheguei em 13 de março de 1992 para lecionar na Universidade Federal do Acre. 

A pessoa com quem falei ao telefone para saber sobre a vida no Acre foi a professora Afra, da Ufac.

Se não mentiu, pelo menos ocultou a verdadeira realidade social do Acre naquela época. Dessa forma, sem saber onde pisaria, viajei de avião pela Varig.

Só não retornei porque conheci dois GRANDES amigos: o casal Lucinéa e Matheus. Em 1994, fui morar em Rio Branco, onde presenciei a administração do petista Jorge Viana.

Continuei então no Acre para esperar a administração petista no governo de estado. Valeu a pena esperar.

A Frente Popular transformou um canto de meu país. Isso deve ser reconhecido. Sou apaixonado por essa terra simples, farta, lugar onde não se passa fome no interior, onde a terra faz brotar fartura.

O PT possui sua importância; no entanto, no campo da educação, para sar um exemplo, sua política caduca. Parece que seus membros padecem de inteligência para imprimir a laser ideias originais nas escolas.

O PT acriano é um partido que construiu o Acre (prédios, pontes, viadutos, escolas), mas um governo não pode se reduzir a isso.

Escola, diferente de viaduto, tem representação simbólica; porém, quando um grupo ignora o que isso significa, escola não passa de cimento e de tijolos.

Entretanto, para esse mesmo grupo, quando sua propaganda de governo entra nas casas pela televisão, o viaduto é progresso, é desenvolvimento.  

As boas ideias elevam-se acima dos partidos, do poder, dos interesses de grupo. Por deixar boas ideias tradicionais de lado e por ignorar ideias modernas, o PT acriano, aos poucos, vai se tornando inútil. 

Uma dica, Leminski


A obra de Paulo Leminski está ausente há muitos anos no mercado. A editora Iluminuras relançou em 2010 sua prosa experimental, "Catatau". Uma obra. O todo encontra-se ocultado.

Para sair desse silêncio editorial, a Companhia das Letras lançará em fevereiro "Toda poesia", livro que acolherá toda obra desse curitibano.

Para os amantes da poesia e para os que estudam a linguagem poética, ler Paulo é, 
por inúmeros motivos, uma obrigação, também, estética.

Escrever bem depende também de ler ótimos autores, um exemplo, ele, o cara: Paulo Leminiski.