terça-feira, abril 28, 2009

Para eles, meus alunos

Desde 1990, realizo a comunhão entre um bom filme e uma boa literatura para meus alunos. De lá para cá, são longos 19 anos. De lá para cá, minha paixão por essa comunhão tornou-se madura, tornou-se mais intensa.
Sábado, dia 2 de maio, assistiremos, em um ótimo espaço da Biblioteca do Estado, ao filme O Carteiro e o Poeta.

Por que oferto a teus olhos, aluno, esta película?

Para você crer na vida. Para você ver e ouvir o que Faustão ou Sílvio Santos ocultam aos domingos. Para você se sensibilizar. Para você crer na amizade entre dois homens, para crer na honra do amor por uma mulher, para crer na dignidade da morte, para crer na ação transformadora da poesia. Repito: para crer na vida.

Fique atento ao carteiro, homem simples, pouco alfabetizado, ser humano que em sua bicicleta levará cartas, digo, palavras ao poeta Pablo Neruda. No começo, ele, na condição de carteiro, carregará as palavras; porém, em outro momento, por causa do poeta, ele será carregado por elas para chegar à sua amada. A poesia o conduzirá para anular a brutalidade dos homens.

Para tanto, para chegar ao poeta, para entregar as cartas, ele, com a bicicleta, sobe um morro, ou seja, a poesia encontra-se no alto para o carteiro, claro, elevar-se.

Assista, não passa na Tela Quente.