sábado, maio 17, 2008

Mérito



A escola pública precisa reconhecer alunos que se esforçam para transformar suas vidas. Na foto, um mural na escola Heloísa Mourão Marques para expor alunos com boas notas. Um gesto simples de uma gestão e muito significativo. Nunca vi isso na escola.

Depois, aos poucos, poderemos melhorar essa idéia, por exemplo, no lugar de flores, imagens de grandes pensadores, de poetas e seus nomes.

Heloísa & as Mães

Após 5 anos de escola Heloísa Mourão Marques, um reunião com os pais bonita, sensível e organizada. Que gratificante sentarmos na sala para ouvir pais e falar a eles sobre seus filhos. A maioria, muito humilde. Mães que, sozinhas, educam seus filhos e esperam da escola pública dedicação, ordem, disciplina, cuidado, zelo. Paixão.

"Trabalho à tarde e meu filho fica com os irmãos", dissse uma delas. A todas, disse para ver como estão os cadernos de seus filhos. Além disso, fazer com que estudem uma ou duas horas por dias. "Mãe, faça com que seu filho assista ao programa do professor Pasquale, Nossa Língua, da TV Cultura, canal 2."

Como sou chato, precisamos melhorar mais, porque devemos exigir de nós sempre o melhor, sempre.

A diretora Osmarina e sua coordenadora Otacília estão de parabéns. Izanilde e Ozélia, também da equipe, contribuindo para sermos melhores. Professor Gleidson, também da equipe, sempre presente para melhorar a escola. As minhas meninas da secretaria escolar e as minhas outras meninas, as inspetoras, com ânimo para atender mães e pais.

Um dia, acreditei que poderia mudar o mundo. Não posso. Quero mudar minha escola, porque o mundo também começa por ela.