sábado, agosto 04, 2007

Sou apaixonado por vocês



Meus queridos, na terça-feira, deixarei para teus olhos um texto.

Hoje, ofertarei uma breve poesia.

en la luchas de classes
todas las armas son buenas
piedras
noches
poemas

De Paulo Leminski

Poesia em Trânsito 2

Criamos o modelo de camisa e, com os livros, meus alunos leram poesia no terminal de ônibus. Foi ótimo. Muitos nos ônibus e nas plataformas gostaram. "O que é isso?", perguntavam.

São alunos que não querem se esquecer de Drummond, um poeta mineiro que fará 20 anos de morto em 17 de agosto.

"Muito bom, deveria haver mais vezes", sugeriu uma pessoa.



Que a idéia se espalhe

Hoje, coloquei um blog anexado ao meu (http://opmat.blogspot.com/). Pertence a um professor de matemática que leciona em uma escola pública. Blogar a escolar, aos poucos, expande-se na rede.

Expor a escola significa usar esta ferramenta, o blog, por meio de textos que não devem achincalhar a unidade escolar ou a gestão de A ou de B, mas torná-las visíveis com críticas bem-acabadas e com propostas que qualifiquem o ensino público.

Aqui, neste espaço, escrevemos sobre o cotidiano escolar e fotogramos salas e corredores, espaços ignorados pela imprensa e pelo poder institucionalizado.

A gestora da escola HMM pensa em me processar, porque falo demais. Fotocopiaram na escola os textos deste blog. A coordenadora de ensino disse-me para não fotografar a escola, porque é contra a lei fotografar instituições.

Se o Estado não abriu a caixa-preta, blogs abrirão e mostrarão uma realidade escolar oposta ao discurso do poder e oposta a muitos gestores de escola.

Isso, no entanto, tem um preço: devo exigir mais de mim cuidado e dedicação, porque, caso eu vacile, podem me processar na escola, podem me advertir oralmente e por escrito.

Reli meus textos neste espaço e tenho certeza de que me mantenho com uma crítica pertinente, lúcida e fiel à ética. Uso este blog para evidenciar minhas idéias, as idéias de outros e erros de gestores e dos que governam este Estado.

Ora, se não gostam do que escrevo, do que mostro por foto, melhorem a escola Heloísa Mourão Marques, porque não sou gestor, não me candidatei. Sou um simples professor há quase 20 anos. Não falto. Cumpro com meus deveres como servidor público. Os alunos me avaliam por meio de um questionário anônimo. Dedico-me à escola e, se não faço mais, é porque não depende de mim a organização escolar.

Administração escolar

A escola Heloísa Mourão Marques é muito mal administrada. O problema é estrutural, além de não haver vontade de quem administra. Um diretor, por exemplo, não precisa apresentar bons resultados, porque, ainda que apresente péssimos resultados, ele receberá o mesmo salário no final do mês.

Um diretor escolar recebe limpinho, segundo informações, R$ 3,9 mil. Pode faltar. Pode falar e não cumprir. Pode deixar a escola suja, depredada. Pode não buscar caminhos para qualificar o ensino de matemática, de língua portuguesa.

Pode fingir-se de morto, porque seu cadáver receberá o salário.

Devo ficar calado? Devo sorrir? Devo dizer que tudo está bem? Devo ocultar o errado? Devo não acreditar neste país? Devo dizer que o PT é sempre maravilhoso? Devo afirmar que a diretora faz tudo certo e de forma democrática?

O meu Deus não é cínico.