segunda-feira, dezembro 04, 2006

Habeas corpus, habeas-corpus ou hábeas-córpus?

Não há neste Brasil um órgão que regulamente a grafia.
Se consultarmos o manual do jornal O Estado de São Paulo, Eduardo Martins registra "habeas-corpus".
Se consultarmos o manual da Folha de São Paulo, registra-se "habeas corpus".
Se consultarmos o livro "O português do dia-a-dia", do prof. Sérgio Nogueira, registra-se "hábeas-córpus".
E agora?
Bem, o advogado deve usar "habeas corpus", porque a sua profissão mantém a grafia do latim clássico.
E o jornalista? O texto de jornal, por ser popular, deve registrar "hábeas-córpus", porque o hífen é conseqüência do aportuguesamento, assim como os dois acentos graves.
No entanto, Eduardo Martins aportuguesa com "hífen", mas não considera os acentos graves. Como sigo o manual do Estadão, registro na TRIBUNA "habeas-corpus".

Prof. Sérgio Nogueira


"O português do dia-a-dia", do professor Sérgio Nogueira merece ser aprecisado por quem deseja escrever melhor.
Sobreviver - Não significa "viver mal". Sobreviver significa "viver além, ter uma sobrevida": "Após duas cirurgias, ele sobrevive com um único rim."
Exemplo inadequado: "Não sei como o brasileiro sobrevive com um salário mínimo (= com certeza "o brasileiro mal vive ou vive mal com salário mínimo").
Sinalizar - É "fazer sinais". Evite o uso do verbo sinalizar no sentido de "indicar" ou "anunciar".
Reverter - Verdadeiramente significa "voltar ao ponto de partida". Usar somente quando houver a idéia de "volta, retorno", à situação anterior: "Entrou em coma, mas o médico conseguiu reverter o quadro clínico." Se houver apenas uma idéia de "mudança", podemos usar mudar, modificar ou alterar. Se a idéia for mudar para uma situação oposta, devemos usar inverter: "O governador quer inverter (e não reverter) o atual quadro de degradação em que se encontra a polícia do Rio de Janeiro."

Para além da gramática, idéias erradas

A gente encontra cada uma em nosso jornalismo.

1. "Um tumulto envolvendo diversas pessoas." - Sim, deveria ser "envolvendo camelos"?

2. "Ele espancou João o deixando lesionado." - Sim, deveria ter deixado "beijos"?

3. "A Operação Papai Noel, com participação da Companhia de Trânsito (Ciatran), começou a averiguar o volume e a freqüência dos sons produzidos por equipamentos de carros de passeios dos acreanos." - Quer dizer, se um paulista ou um rondoniense estiverem na avenida Chico Mendes dirigindo, seu carro não será averiaguado.

- à produzir -

"As câmeras digitais na verdade não se limitam à produzir fotos. Também gravam cenas, como uma pequena filmadora. A vantagem sobre as manuais, além da dispensa de filmes, é poder armazenar no computador, como num álbum virtual e também mandar por e-mail para quem se quer. A maioria dos modelos oferecem facilidade de operação, o que possibilita mesmo a iniciantes produzirem fotos de qualidade."
    1. - à produzir - Como um repórter coloca o acento grave, indicador do fenômeno da crase, antes de "produzir"? Não há (`) antes de verbo.