sábado, setembro 08, 2012

Professores serão submetidos à prova

Após uma série de reuniões técnicas, a primeira edição da Prova Docente foi agendada para o segundo semestre de 2013. O objetivo da avaliação será subsidiar os Estados, Distrito Federal e municípios no processo de seleção de docentes para a educação básica.
Desde 2010, a Diretoria de Estudos Educacionais (Dired/Inep) trabalha com uma Matriz de Referência para a Prova Docente, elaborada com a assessoria de uma comissão formada por professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino superior e pesquisa do Brasil.
Ao longo de 2011 e no primeiro semestre de 2012, diversas ações também foram implementadas objetivando a realização deste exame, como o lançamento da chamada pública para elaboradores e revisores de itens, a qual contou com a inscrição de 2.920 colaboradores, dos quais 235 foram capacitados para credenciamento no Banco Nacional de Itens (BNI) Docente, e passaram por oficinas de elaboração, revisão e validação pedagógica dos itens.
Em 8 maio de 2012, aconteceu no Inep uma reunião do presidente do órgão, Luiz Cláudio Costa, com o Comitê de Governança da Prova, que conta com representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped); Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope); Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae); Fórum Nacional dos Diretores de Faculdades, Cenmtros de Educação ou Equivalentes da Universidades Públicas Brasileiras (Forumdir), e as secretaria da Educação Básica (SEB), de Articulação com os Sistemas de Ensino (Sase); e do Ensino Superior (Sesu), além da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (Capes). Na ocasião foram apresentadas, discutidas e validadas todas as questões técnicas relativas ao processo de implementação da Prova Docente, bem como aprovado um cronograma de atividades.
 

Redes terão autonomia para aderir à Prova
 

Além das reuniões técnicas e da reunião com o Comitê de Governança, o Inep também já se reuniu com a Secretária de Articulação com Sistemas de Ensino do Ministério da Educação (Sase/MEC) de modo a iniciar as discussões sobre o processo de adesão à Prova.
Até o momento, já se definiu que a Prova Docente será única para todas as redes, mas cada uma terá autonomia para aderir ao processo da forma que melhor lhe aprouver. A primeira edição será restrita aos candidatos graduados em Pedagogia que desejem lecionar na Educação Infantil e séries/anos iniciais do Ensino Fundamental (incluindo Educação de Jovens e Adultos-EJA e Educação Especial) dos Estados e municípios que aderirem à Prova. Cada rede terá ainda liberdade para delinear o profissional que deseja e a forma como utilizará a Prova Docente.
Haverá, ainda no segundo semestre de 2012, um primeiro pré-teste, com o objetivo de coletar dados para pesquisa. Os itens elaborados serão aplicados em um grupo de pessoas com características semelhantes às do público-alvo da avaliação. Após a análise dos resultados dos pré-testes, a Matriz de Referência será validada psicométrica e pedagogicamente e estará pronta para subsidiar a Prova Docente.