sábado, fevereiro 16, 2013

5 mil açudes


Há dois anos, o governador do Acre, Tião Viana, disse que seriam construídos 5 mil açudes para a criação de tambaqui.

Dois anos depois, o peixe permanece caro porque ele nada do Amazonas e de Rondônia ao Acre.

Queria ver na mão do governador uma foto com um único livro, dizendo que a leitura significa desenvolvimento, qualidade de vida.

Sem ela, a economia por si não melhora as pessoas.

Por isso que seu governo construiu salas apropriadas para leitura nas escolas, com ares-condicionados, com cadeiras confortáveis, com salas atapetadas e com 20 alunos em cada uma delas.

Surtei.

  

Alunos, leiam Paulo Leminski, antes que seja tarde

Crítica: Obra reunida confirma Leminski no topo da poesia brasileira


RODRIGO GARCIA LOPES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um dos grandes acontecimentos literários do ano no Brasil. É o que já se pode dizer do lançamento de "Toda Poesia", de Paulo Leminski.



Aguardado por um público cada vez mais cativo e que não para de crescer, o livro reúne a obra poética do autor paranaense, interrompida aos 44 anos.



Seus principais livros há muito estavam fora de catálogo, tornando-se raridades. Agora o leitor tem a chance de comprovar a vitalidade, inteligência e multiplicidade de sua obra.


Ovidio Vieira/Folhapress













































Paulo Leminski nas ruas de São Paulo em foto de 1983
Paulo Leminski nas ruas de São Paulo em foto de 1983

O livro traz mais de 600 poemas. Se perde ao não reproduzir a relação simbiótica que sua poesia estabelece com fotos de Jack Pires ("Quarenta Clics") e desenhos de João Suplicy ("Winterverno"), por outro lado recupera poemas que ficaram de fora de "Caprichos & Relaxos".



Polêmico e polimorfo, poucos como Leminski foram, depois de morto, tão esculhambados por seus próprios pares. Eram comuns os epítetos de "poeta-piada", "mero frasista polêmico", "poeta pop".



Principalmente depois que "Caprichos & Relaxos" tornou-se um best-seller e ele virou uma grande referência, com o pecado de também fazer sucesso na MPB.



Leminski conseguiu, como escreve Wisnik, uma "aliança entre concentração e desconcentração" que poucos poetas alcançaram. O escritor fazia uma poesia que chegava junto e não ficava puxando assunto.



EXPERIMENTALISTA

Eruditíssimo, com domínio total da linguagem, como prova no romance "Catatau", foi além do concretismo e da poesia marginal (que ele não repetiu simplesmente).


É um dos mais importantes poetas brasileiros de todos os tempos. Entre outras coisas, resgatou a "logopeia" (a dança do intelecto entre as palavras) para uma poesia brasileira cada vez mais asséptica e formalista.



Ao lado de obras-primas (o concreto "Metamorfose") e peças imprescindíveis, como "um deus também é o vento", "O Velho Leon e Natália em Coyoacán", "Iceberg", "Aviso aos Náufragos", "Invernáculo" e "um homem com uma dor" (momentos que fundem imagem, música e pensamento), temos poemas descartáveis ("amar é um elo").



"Toda Poesia" é desigual? Sim, como é desigual "Poesia Completa", de Carlos Drummond de Andrade.



Com a diferença de que Leminski, experimentalista nato, tinha consciência de que "errava muito", assumindo riscos. O poeta nos quer por inteiro, desejo já expresso no título "Caprichos & Relaxos".



Num tempo em que boa parte dos poetas parece escrever cada vez mais para si mesmos ou para a crítica, num campo literário infestado de políticas de compadrio e ausente de 
verdadeiras discussões de valores estéticos, onde há muita pose e pouca poesia, "Toda Poesia" chega em boa hora.

RODRIGO GARCIA LOPES, poeta e compositor, está lançando seu segundo CD, "Canções do Estúdio Realidade".
TODA POESIA
AUTOR Paulo Leminski
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 46 (424 págs.)
AVALIAÇÃO ótimo

O novo de Marcus Bebê Viana

Prefeito de Rio Branco, Acre, Marcus  Bebê Viana
é o novo na política acriana

Ainda muito neném na política do Acre, Marcus Bebê Viana disse em campanha que veio para fazer "o novo".


    
 

Há muito tempo


Biblioteca londrina bombardeada em 1940 pelos alemães

O homem já foi à Lua, o homem já clonou a ovelha Dolly, o homem já criou livros virtuais, mas a Biblioteca da Floresta, em Rio Branco, Acre, não tem portal funcionando e muito menos acervo digitalizado para ser baixado. 

Na foto, três leitores ingleses após bombardeio, mas essa biblioteca não se encontra em ruínas, porque nela há leitores.  

http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/

http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/

http://www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br/