quarta-feira, janeiro 17, 2007

Alunos, os meus



Houve uma época em que eu lecionei para 11 turmas. Em uma, havia mais de 40 alunos.
Hoje, por causa da política educacional da Frente Popular, leciono para duas turmas.
A turma da foto pertence ao ensino médio, é o pessoal da B, manhã. Nela, há 14 alunos. E aí eu pergunto: por que certos professores não qualificam o ensino público?
Com 14 alunos, há professores que não lecionam Redação como deveria ser, porque, como já ouvi, "cansa muito".
Esses alunos chegaram ao segundo ano do ensino médio com suas redações fartas de problemas, e é ilusão pensar que tais problemas seriam eliminados em um semestre. Lutamos, eu e eles, contra a preguiça, o descaso, a indiferença. Uns desistiram. Esses continuaram.
Muitas vezes reconstruíram seus textos em sala, muitas vezes. "Refaça, porque seu desenvolvimento não tem relação com a introdução", disse muitas vezes. "Refaça, porque sua idéia está genérica, por favor, especifique-a."
De setembro até hoje, comparei seus textos e percebo mudanças, mas estou insatisfeito, poderia ter feito mais e melhor. A vida sempre exige mais e mais.
A vocês, digo neste blog o que disse tantas vezes em sala de aula: sejam melhores que seus pais; construam seus destinos por meio dos livros, porque, sem conhecimento, sem cultura, vocês não ultrapassarão os limites de suas condições sociais. Que a vida os recompense com vitórias.
Sejam felizes no amor!!! Sejam felizes em suas profissões!!!
Um beijo em suas almas e um abraço em seus destinos.