terça-feira, outubro 21, 2014

Minha primeira aula de Filosofia

Hoje, 21 de outubro de 2014, lecionei pela primeira vez Filosofia no Souza Marques, colégio evangélico Batista, colégio onde lecionei Literatura e Língua Portuguesa há 24 anos.


Que desafio falar em nome da Filosofia, bem mais complexo do que Literatura e Língua Portuguesa. Em sala, por meio de minha aula, eu aprendi mais um pouco.
A aula destinou-se a pensar a origem da Filosofia e, a partir disso, pensar a palavra antes do surgimento da Filosofia e a palavra quando emerge o pensamento filosófico. Foi em duas turmas do 3º ano do ensino médio.
Deixei para eles o sentido incomum da palavra Pensar, cuja origem é a mesma de Pesar (Peso), saindo, portanto, do senso comum (doxa) para chegarmos com esse sentido de Pensar-Pesar ao conceito grego de "arkhé".
Para o tema da aula, a palavra segundo a filosofia, falei do livro-filme "A culpa é das estrelas", porque, com esse livro, pensamos a palavra Desejo.
Estou feliz e, mais ainda, quando estou com os meus amores, um deles agora: a Filosofia.

PT e PSDB são importantes

Não existe algo mais nocivo à inteligência e à cultura do que o partidarismo, mas confesso que já li exceções a esta regra, por exemplo,  textos de Tarso Genro (PT) e textos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Bem mais do que partidários, são inteligências e culturas que permitem a razão política se pensar, razão reflexiva que Kant sentenciou no século 18.

Senhores, para muitos além de seus clichês partidários de PT e de PSDB, tanto PT e tanto PSDB fizeram bem ao país. Erraram e acertaram.

Mas a questão essencial da democracia não é satanizar, se Aécio dirigiu bêbado ou se Dilma é vaca, isso, senhores, jamais foi democracia nem aqui e muito menos na Grécia Antiga, berço da democracia.

Agora, após muitos terem dado a vida pela liberdade de pensar, depois de tantos terem sido morto na ditadura militar, reconheçamos, senhores, que PSDB e PT lutaram e muitos morreram pela liberdade que temos hoje não de chamar Aécio de bêbado ou Dilma de vaca, mas a sagrada liberdade de pensar um melhor país na educação, na saúde, na segurança.

Defendam, senhores, seus partidos, mas os defendam com o charme da inteligência argumentativa; defendam seus partidos, mas os defendam com galanteio; defendam seus partidos, mas não cuspam na memória de seus adversários, porque essa memória é que permitiu a democracia de hoje, uma democracia que precisa ser aprimorada.




Então comece você a aprimorá-la com a tua inteligência.