terça-feira, agosto 21, 2007

Drummond

Um visitante deixou aportado em meus olhos estes versos. Lindos. Venha, poesia, retire de mim a gosma azeda dos medíocres. Venham, versos, mostrar a meus olhos o outro lado.

Acordar, viver
Como acordar sem sofrimento?
Recomeçar sem horror?
O sono transportou-me
àquele reino onde não existe vida
e eu quedo inerte sem paixão.

Como repetir, dia seguinte após dia seguinte,
a fábula inconclusa,
suportar a semelhança das coisas ásperas
de amanhã com as coisas ásperas de hoje?

Como proteger-me das feridas
que rasga em mim o acontecimento,
qualquer acontecimento
que lembra a Terra e sua púrpura
demente?
E mais aquela ferida que me inflijoa cada hora, algoz
do inocente que não sou?
Ninguém responde, a vida é pétrea.


Carlos Drummond de Andrade

Açeçor de inprença

"No último sábado (18), foi realizada a Reunião Inicial do Fórum Preparatório para a I Conferência Municipal de Cultura. O encontro entre a comunidade e representantes das esferas nacional, estadual e municipal aconteceu no auditório da Secretaria Estadual de Educação, tendo início às 8horas, com cadastramento dos participantes; finalizando às 18h, com plenária que decidiu pela mudança da data da conferência, que agora acontecerá nos dias 5 e 6 de agosto."

1. I Conferência - O texto foi escrito por "açeçor de inprença". Incomoda ver a confusão entre "I" e "1ª". Açeçor é por Q.I., isto é, quem indica. Não precisa ser competente; e

2. Finalizando - O que esse gerúndio faz aqui? Sem contar outros erros de um "açeçor" que ganha bem para escrever tão mal.

Passeata de Língua Portuguesa













Fazendo uma cobertura dos fatos em um balão, fotografei uma passeata de professores de Língua Portuguesa da capital acreana contra a violência de erros gramaticais na língua-mãe.

"Não podemos aceitar que essa violência continue nas escolas, por isso estamos aqui para protestar e para propor uma solução a fim de que nossos alunos saiam do ensino médio sabendo usar seu idioma", disse a professora Benedita.

Rio Branco parou. A passeata durou duas horas. Pela primeira vez na história do Acre, os sindicatos da educação aderiram a uma manifestação que exigiu qualidade de ensino.

"Sempre brigamos por salários, mas meu filho não sabe escrever e nem eu sei direito, por isso o sindicato está aqui para soletrar qualidade de ensino", emocionado, declarou o sindicalista Rodolfo.