sábado, maio 19, 2007

Conselho de Disciplina 1


No dia 19 de maio, sábado, às 8h25, os professores de Literatura e de Língua Portuguesa da escola Heloísa Mourão Marques reuniram-se para definir o que a área deseja com GRAMÁTICA, LITERATURA, LEITURA & PRODUÇÃO TEXTUAL.

As nosas folgas na semana - dia em que deveria haver planejamento escolar - foram jogadas para sábado.

A idéia dos conselhos, eu a proponho desde 2003 na Heloísa, mas só agora, por causa da gestora Lúcia, foi possível colocá-lo em prática.
Sobre essa reunião, escreverei na segunda-feira, à noite.

Ronda Gramatical

- sós sorrisos -

1. Colunista social inventa o plural de "só". Chique? Isso é muito brega.

Reformas na língua portuguesa

Foto: Antônio Houaiss

SÃO PAULO - Pelo menos 300 palavras passarão por mudanças na forma de escrever a partir do ano que vem. Está para entrar em vigor o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que prevê, também, que as letras W, K e Y integrem nosso alfabeto, que passará a contar com 26 letras.
O acordo, proposto em 1990, prevê que os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste - tenham uma única forma de escrever e adotem os mesmos livros didáticos. As mudanças conservam, porém, as pronúncias típicas de cada país.
“A existência de duas ortografias oficiais da língua portuguesa, a lusitana e a brasileira, tem sido considerada prejudicial para a unidade intercontinental do português e para o seu prestígio no mundo. Por isso a importância da mudança”, afirma Carlos Alberto Xavier, coordenador do projeto no Ministério da Educação (MEC).
Para os brasileiros, muitas das mudanças estão concentradas na acentuação. As paroxítonas terminadas em “o” duplo, por exemplo, não terão mais acento circunflexo. Assim, palavras como “enjôo” e “vôo” terão de ser escritas, respectivamente, “enjoo” e “voo”.
Também não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos “crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus decorrentes, ficando correta as grafias “creem”, “deem”, “leem” e “veem”.
O trema desaparece completamente: estará certo escrever “linguiça”, “sequência”, “frequência” e “quinquênio”. A eliminação do acento agudo nos ditongos abertos “ei” e “oi” de palavras paroxítonas, como no caso de “assembléia” e “jibóia”, também está prevista.

Por outro lado, as novas normas ortográficas farão com que os portugueses troquem, por exemplo, a grafia de “húmido” para escrever “úmido”. Também desaparecem da língua escrita em Portugal o “c” e o 'p' nas palavras onde ele não é pronunciado, como “acção” e “baptismo”.

Ronda Policial

Hoje, um repórter da TRIBUNA, o Antônio Kleber, discordou de mim quando eu escrevo na página policial que "por causa de um cerco, policiais prenderam o bandido".
Para ele, o bandido foi preso por causa de seu crime.
Vamos supor que eu tenha cometido um delito, e o repórter Antônio Kleber me prendeu na Redação do jornal. Posso dizer que fui preso por Antônio Kleber.
Ora, se posso escrever "preso por alguém", também posso escrever "por causa de alguém".
Pergunto: não posso escrever "preso por um cerco de policiais"? Posso. Como posso, escrevo também "preso por causa do cerco de policiais".

Antônio Kleber, onde o raciocínio encontra-se errado?