terça-feira, setembro 04, 2007

Minha

A V ida
é uma viagem


só de

V
ida


O V

bateu asas
e...

V
oou

O Riso


Não fui


Faltei

Altino, outra vez?

"Lei de Gerson".

O correto é lei de Gérson.

Altino, é assim mesmo?

"O pessoal da procuradoria ganha mais porque é quem redige o edital?"

6 de setembro, feriado

Um acordo entre professores da escola Heloísa Mourão Marques definiu que, se não fosse relevante, não haveria feriado. A gestora esteve presente, só não sei se registraram em ata.

Pois bem, na sexta-feira, 7 de Setembro, não haverá aula embora a pátria não seja reverenciada nas escolas toda semana.

Hoje, no entanto, uma surpresa: a gestora da escola, por meio de uma coordenadora, informou que não haverá aula na quinta-feira, dia 6. Feriado!?

De forma arbitrária - e não é a primeira vez -, a gestora, indiferente ao acordo entre corpo docente e gestão escolar, decide quando é "feriado", nesse caso, 6 de setembro.

Isso significa aula atrasada para ser reposta. Só professor repõe aula, ou seja, retarda o ano letivo por causa de um feriado que inexiste. Gestora não repõe carga horária.

Para isso, professores passaram por uma universidade.

Sanear ou sanar?

O professor Sérgio Nogueira Duarte da Silva publicou um ótimo livro, O português do dia-a-dia.

"O empréstimo visa a sanar nossas finanças" é incorreto.

"O empréstimo visa a sanear nossas finanças" é correto.

Soltando a franga para Altino Machado


Mandaram uma mensagem. Só pode ser do meu amigo Altino Machado. Ei-la:

"Rapaz, deixa de ser bobão. Estava escrito daquele jeito no jornal O Globo, de onde o artigo foi reproduzido. Manda uma cartinha pra família Marinho. Ou então espera que ela leia seu blog. Acessa o site ou então pega a edição do Globo, de sábado, e confere: "Jorge Viana, delegado do III Congresso do PT, foi prefeito de Rio Branco e governador do Acre". Seu blog está necessitando de leitores. Sacode a franga. E aldeias Yawanawá?

Altino, em seu blog, você comentou, de forma arrogante, sobre a coluna Bom-Dia!, da TRIBUNA, sabendo que eu reviso o jornal. A tua empáfia merecia uma resposta. Se deseja tecer críticas à escrita de colegas ou a correções, faça com muita segurança, muito bem fundamentado, porque, se vacilar, eu ofertarei a teus olhos a gosma de minha antipática imodéstia.

Não manderei uma cartinha "pra família Marinho", porque "pra" inexiste. O correto é "para". Além disso, prefiro "à família Marinho".

"Ou então espera". Escreva "ou então espere". "Acessa o site". Escreva "acesse o site". "Pega a edição". Escreva "pegue a edição". "E confere". Escreva "e confira".

Você deveria ter retificado o texto de O Globo, mas, assim como aldeias Yawanawá, você copia sem pensar como escreve.

Sei que você é muito lido no Acre e no Brasil. Reconheço que você tem seus méritos, mas vacila quando, ao tentar corrigir um colega de forma presunçosa, não apresenta fundamentação. Seus textos possuem erros de tua ignorância, mas nunca os comentei. Tenho também minha ignorância.

Agora, quando você expõe tua soberba contra mim, aí, meu caro amigo, eu solto a franga de minha arrogância. Viu a foto?

No meu caso, só eu, você e minha mamãe lêem meu blog. Tá bom assim. Basta.

Não é "sacode a franga", Altino. Use o MODO IMPERATIVO: sacuda a tua gramática.

E, acredite, mesmo escrevendo o que escrevi, eu o admiro.