sábado, setembro 01, 2012

Ruas do Povo

A única política de governo é asfaltar ruas

Quando prefeito de Rio Branco, Jorge Viana disse que toda capital seria calçada.

Em sua campanha, Arnóbio Marques disse que os ramais seriam pavimentados.

Hoje, o governador do Acre, Tião Viana, promete que as ruas do Acre serão asfaltas, todas.

Não sei se existe vida inteligente no setor de comunicação do governo, mas, se existe, essa comunicação propaga a ideia de que o governo só tem como política pública "asfalto", o que é muito pouco para quem governa um estado.

Ruas bem asfaltadas e bem saneadas é uma obrigação de qualquer governante, mas aparecer na televisão como única política de governo é  me considerar um imbecil.

E pensar que o PT em sua história já foi criativo.

 

  

Leitura na Escola

Nesta semana, a televisão esteve em uma escola estadual para mostrar que em uma feira escolar existe leitura.

A imprensa acriana, nesses meus 20 anos de Acre, jamais reportou a escola pública sem os devidos clichês de jornalismo. Tudo é lugar comum, mesmice, ou seja, sempre aquelas aquelas feiras escolares.

Mas na escola não há nem sala de leitura, um lugar confortável para o professor representar o ato estético da leitura.

Quando digo confortável, refiro-me também ao aconchegante SILÊNCIO.

O governo, que ergue milhões de reais quando o assunto é ponte e estradas, é incapaz de edificar confortáveis salas de leitura.

E digo mais: não existe no Acre uma política pública de leitura.   

Ao amigo Gleidson

Olá Aldo, aqui é o Gleidson. tudo bem?

Saúdo-lhe e faço uma correção: esse processo de avaliação foi solicitado, penso, pela SEE, pois no CEAN também tive que escolher cinco entre os melhores alunos para tal. Quem sabe agora haverá um retrato mais fiel da relação professor-aluno.

Um abraço!

Gleidson, penso que a correção não é pertinente, porque, em uma reunião com o professor-diretor do ensino médio, Josenir Calixto, eu propus a ele aluno avaliar professor.

Ele gostou da ideia a ponto de levá-la à rede estadual.
Sobre aluno avaliar professor, eu falo na escola HMM e escrevo neste blogue há muito tempo. A professora Osmarina chegou a realizar, mas não continuou.

Há anos defendo os conselhos de classe e de turma, mas pouco se avançou na escola, pouco.

Há anos defendo gincanas de conhecimento na escola, mas pouco se avançou, ou melhor, quase nada.

Há anos defendo a ideia de o aluno escolher seus melhores professores para o terceiro ano, mas nada se avançou nisso.

Há anos defendo outra democracia escolar. Há anos defendo a função de coordenador por meio do mérito também.

Há menos tempo digo aos alunos criarem facebook para que critiquem com ética a escola e os seus professores, mas eles não perceberam ainda a importância disso.

Para mim, aluno deve ter a permissão do professor para que aulas sejam filmadas e jogadas na rede, mas o aluno não percebeu a importância disso.

A Secretaria de Educação deveria não só incentivar, mas também recompensar escolas que apresentam ótimos sítios (site), expondo, por exemplo, a escola em todos os sentidos, com vídeos de aulas, seus gastos, suas atividades, planejamento de professores, planos de aula, notas do Enem, notas do Ideb.

Ainda sobre as escolhas dos alunos, penso que o processo de escolha pode ser aperfeiçoado, mas é um começo, uma iniciativa da SEE após uma reunião com a escola HMM.