terça-feira, maio 06, 2008

Redação escolar













"Atualmente a TV faz parte de uma família. Aprendemos muito com ela, as vezes coisas boas e coisas ruins. Ela exibe vários programas basta você se adequar a um deles, tem jornais, desenhos animados, novelas, jogos de futebol."

Não iniciamos na escola pública acreana uma sistematização do ensino de Língua Portuguesa, no caso, Redação. Trabalha-se segundo a vontade de Deus. Quando não se acredita muito no Senhor, o professor nem leciona Redação em sala.

A introdução acima foi escrita por um aluno do primeiro ano do ensino médio. Pela manhã, o professor aborda de uma maneira. À tarde, leciona-se de outra forma. Se o aluno pedir transferência, ele perceberá que manhã e tarde não se combinam.

O que fazer com o texto do aluno? Como encontrar uma unidade de trabalho na escola pública?Quando havia só a gramática, os professores lecionavam de forma unitária: o conteúdo da tarde era igual ao conteúdo da manhã.

E agora? Há quase 12 anos no poder, a política educacional da Frente Popular não encontra uma resposta para esse cotidiano escolar, uma resposta a questões bem específicas de Língua Portuguesa para a qualidade de ensino.

Na sala desse aluno do ensino médio, entre 22 estudantes, 17 nunca estudaram Redação nas séries anteriores.