segunda-feira, novembro 24, 2008

Sem face

Fácil escrever sem expor a face. Melhor defender idéias com a face à mostra. Em azul, um texto anônimo busca agredir-me. Ruim ocupar este virtual espaço para não registrar boas idéias.
_________________________
A culpa é SUA. Isso mesmo, SUA! Não é você que está na escola "dando aula", senhor Aldo Nascimento?
A escola´não é um professor ou dois. A escola é uma ação pedagógica articulada e, para essa articulação, é preciso haver O COORDENADOR DE ENSINO. Pior se torna quando a escola pública não tem plano pedagógico, por exemplo, de redação. E, por favor, não use o termo culpa, soa muito cristão. Melhor o termo RESPONSABLIDADE, porque, em sala, eu a tenho.

O senhor que se acha o melhor e pensa que o mundo gira ao redor da sua falácia vazia?
Busco sempre fazer o melhor, porque, ao fazer o melhor, desejo transformar a escrita de meus alunos. Falácia vazia é não lecionar. Em sala, minha palavra não é vazia. Leciono muito sério, com empenho, porque é isso que cabe a mim em sala. Há quase 20 anos lecionando, ainda sou apaixonado pelo ato de lecionar. Aluno, para mim, deveria avaliar professor para comprovar por meio de documento se há falácia ou não. E, por favor, falácia vazia é redundância inútil. Não me acho melhor, mas me dedico para ser o melhor. Gosto de competir para ganhar ou para perder.

Pena que SEE nunca lhe chamou para fazer parte do seu célebre seleto de intelectuais, não é mesmo?! Se bem que me lembro de você várias vezes almejando uma cadeira na refrigerada sala da Secretaria. Sei que nela, na sala fria, você faria menos do que faz hoje. Não que os que estão lá nada façam, a questão é que se o que você faz hoje é tão pouco, distante da sala de aula - lugar transformador - sua contribuição seria tão menor do que o que já é hoje e é por isso que digo, repito, a culpa é sua.
Nessa parte de teu texto, você surtou. Vá ao médico.

Se acha o contrário, procure a SEE e ajude os que preferem as salas com ar condicionado. Eles precisam de você! Ajude-os a não dar desculpas. Ajude-os a mudar a situação que você contribui para piorar, afinal você também recebe mais que os profissionais das escolas privadas e, mesmo assim, continua na roda viva do fracasso. Vá lá! Ajude...
Quem está na secretaria que faça bem. Quem está em sala que faça bem. Eu desejo a sala. Só uma observação: especifique de que forma eu contribuo para piorar.