Língua

sábado, março 31, 2007

Prova Diagnóstica

Hoje, houve reunião na escola estadual para buscar rumos sobre os resultados da prova diagnóstica. Em Língua Portuguesa, os professores do primeiro ano, ensino médio, constataram que a maioria dos alunos não sabe usar vírgula.
E agora?
Vírgula é muito importante, porque organiza a construção interna de um texto. A gramática deve orbitar a produção textual. O que fazer?
A área de Língua Portuguesa, reunindo-se aos sábados, precisa criar exercícios com vírgulas e massificá-los em sala de aula. Tais exercícios precisam estar arquivados no computador da escola.
Na leitura de um romance, realizada na escola pelo professor, é preciso explicar aos alunos o por quê das vírgulas. Na aula de Redação, é preciso, por meio da reconstrução textual, cobrar o uso correto da vírgula.
Na reunião de hoje, professores de Língua Portuguesa faltaram, não se escolheu o presidente do Conselho de Disciplina para o semestre, não houve ata, não foi retomado o que foi debatido no ano passado e não fiquei na reunião até o final.
Paciência!

Nenhum comentário: