segunda-feira, maio 21, 2007

Conselho de Disciplina 2


Desde 2003, quando comecei a lecionar na escola Heloísa Mourão Marques, propus os conselhos de disciplina e os conselhos de turma, mas certos diretores e coordenadores de ensino não buscam qualidade na escola pública.
A diretora Lúcia (cabeceira da mesa, à direita) busca qualidade, mas temos que melhorar nossas ações para que haja a sistematização desses conselhos.
No sábado, 19, a área de Literaura e de Língua Portuguesa reuniu-se para definir o conteúdo e a forma no primeiro ano do ensino médio.
Leitura

Definimos que, a partir do segundo semestre deste ano, a leitura será obrigatória em sala de aula.

O aluno ou o professor lerão um romance, um livro de contos, um livro de poesia
e, por meio da leitura, o professor fará marcações gramaticais conforme os problemas
no texto do aluno.

Não definimos outros procedimentos, mas poderemos fazer isso no futuro.

Gramática

A gramática será conforme os problemas apresentados na produção textual dos alunos.

Consideramos para o primeiro ano do ensino médio o seguinte: acentuação, pontuação (vírgula, ponto contínuo e ponto final), transformar substantivo em verbo, por exemplo.

Ainda assim, faltaram outros aspectos gramaticais. Penso que a discussão foi pouca.

Literatura

Não haverá mais periodização literária em sala. Os alunos estudarão só textos literários, por exemplo, poesia.

Deixamos a periodização para os trabalhos. Tais trabalhamos serão escritos à mão, e o aluno só receberá ponto se, antes, passar por um seminário ou por uma prova oral, comprovando, dessa forma, o motivo da pontuação.

Não debatemos sobre o que será estudado nos textos.
Redação
Os professores, a maioria, concordaram com a reconstrução textual em sala de aula, mas isso não ficou muito claro. Precisamos definir melhor.
As aulas

Como são oito aulas por semana, dividiremos as aulas assim: 2 de Gramática, 2 de Literatura, 2 de Leitura e 2 de Redação. Entre elas, deverá haver uma relação.

A reunião foi proveitosa, porque ela foi uma conseqüência de outras reuniões.

Depois que tudo estiver anotado em ata, documentado, a Coordenação de Ensino deverá cobrar, porque terá algo para cobrar.

E não é só. Os pais dos alunos poderão receber no ato da matrícula um informe
bem-feito sobre o perfil do professor e sobre o conteúdo a ser aplicado em sala.

Estamos avançando por meio do Conselho de Disciplina.

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