quinta-feira, junho 28, 2007

Um curso fora de curso


Foto de Alberto Nunes

Alunos de jornalismo da Ufac realizam protesto
De Tatyane Lima

Na manhã de ontem, os alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) realizaram um protesto em frente à reitoria, pedindo melhores condições de ensino e providências com relação ao reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação (MEC).

Vestidos com roupas pretas, usando nariz de palhaço e apitos, cerca de 30 estudantes discutiram a falta de equipamentos e laboratórios, a falta de professores, o reconhecimento do curso pelo MEC e a implantação do curso de Jornalismo em Cruzeiro do Sul.

Os alunos não concordam com a universidade investir em um novo curso, sendo que o da capital ainda precisa de muitas melhorias.

“Em recente entrevista, o reitor Jonas Filho disse que o curso de Jornalismo do Juruá seria no nível da UnB (Universidade de Brasília). Isso é uma afronta para nós que cursamos o curso aqui em Rio Branco e não temos sequer o reconhecimento do curso pelo MEC,” declarou o estudante do 8º período Jaílson de Macedo.

Em junho do ano passado, o Mec visitou as instalações do curso de Jornalismo da Ufac e fez uma série de exigências quanto à compra de novos equipamentos e reformas do bloco onde atualmente estudam quatro turmas.

Um ano após a visita, nada foi feito. O coordenador do curso, Maurício Bittencourt, explica que a universidade tem muitas dificuldades para conseguir trazer os recursos de Brasília para a Ufac.

“A verdade é que vivemos um momento em que o governo federal não está preocupado com as universidades públicas. E ainda temos de enfrentar uma série de problemas, como falta de recursos financeiros e as greves,” comentou.

Segundo ele, a reitoria liberou a compra dos novos equipamentos, mas as licitações não puderam ser abertas devido à greve dos servidores.

Os universitários prometem continuar as mobilizações caso a reitoria não apresente até o final da semana uma solução prática para os problemas.

4 comentários:

Fora disse...

E ainda vou fazer esse troço de curso:/ Mas, o certo é UFAC ou Ufac, MEC ou Mec? Por que?

AJ

lingualingua.blogspot.com disse...

Segundo o manual de Eduardo Martins, do Estadão, usa-se Ufac e usa-se MEC.

lingualingua.blogspot.com disse...

Com três letras, caixa-alta. Mais de três letras e sendo a palavra pronunciada, caixa-baixa.

Fora disse...

Valeu, mas olha que tem um Mec ali hein. :p

AJ