segunda-feira, julho 16, 2007

Ronda Gramatical

Para que serve revisor em uma Redação de jornal?

1. "O campus da Uninorte, local escolhido para atender as pessoas sem condições de pagar pelas inscrições."

"Pagar pelas inscrições" - Quando o verbo "pagar" vem acompanhado pela preposição "por", o sentido é "ser castigado; expiar; padecer". O correto é "sem condições de pagar as inscrições".

2. "Isso provou imensa romaria rumo aos cartórios e a casas copiadores de xérox."

"Casas copiadores de xérox" - Por favor, "casas fotocopiadoras".

3. "Segundo a Polícia Militar, o comando obedece uma espécie de rodízio com período determinadas para cadamilitar nomeado."

"Obedece uma espécie" - No jornal, quando o texto pertence ao repórter, o uso deve ser o clássico, no caso, "obedece a uma espécie".

4. "Ainda, no encontro, o representante da Itto fez elogios rasgados ao ex-governador Jorge Viana, e ao trabalho da Funtac."

", e" - Não conheço um repórter em nossas Redações que saiba usar corretamente a vírgula. Trata-se do mesmo sujeito e, por causa disso, não se usa (,) antes do "e".

5. "Ela lembrou, inclusive, que a Universidade da Floresta ainda não vingou justamente porque não se antenou com essas comunidades."

"Antenar" - Se consultar dicionários, por exemplo, o Houaiss, não se registra verbo "antenar".

6. "Único acreano incluído na lista deste ano dos cem cabeças do Congresso, definida em eleição feita pelo Diap com parlamentares, jornalistas, cientistas e analistas políticos que acompanham o dia a dia da política nacional, Tião Viana ultrapassou até a ministra Marina Silva, que em seu primeiro mandato de senadora foi escolhida quatro vezes como “Cabeça” influente do parlamento brasileiro."

"Dia a dia" - Quando for "rotina", "cotidiano", o correto é "dia-a-dia".

7. "Outra previsão é que se a mesa aceitar o pedido do Conselho, Renan Calheiros perde o cargo e o mandato."

"que se" - "se a mesa aceitar o pedido do Conselho" é uma oração subordinada fora da ordem sintática direta e, sendo assim, o correto é "que, se a mesa aceitar o pedido do conselho, Renan (...)."

8. "Sessão plenária não-deliberativa."

"Não-deliberativa" - Sobre o uso do "não-", comentarei em outro momento.

Nenhum comentário: