sábado, outubro 20, 2007

Ronda Gramatical
















"Os alunos deverão está 30 minutos"

Essa frase-oracional foi escrita em uma escola pública. Os alunos lêem e, como isso, copiam o errado. Para saber se é "está" ou "estar", substituamos o verbo por outros verbos.

Os alunos deverão estudar (e não estuda). Os alunos deverão cantar (e não canta). Os alunos deverão viver (e não vive). O alunos deverão estar (e não está).

Coordenação de ensino não pode vacilar dessa maneira.

3 comentários:

sem noção disse...

Professor Aldo foi muito bem colocada a sua correção a respeito da expressão no comunicado, mas o senhor chegou a falar para a coordenação que não estava correto daquela forma?
Professor, gostaria que o senhor divulgasse também os trabalhos interessantes que são feitos na Escola. O turma vespertino estará realizando amanhã, 23/10 uma pequena mostra de trabalhos desenvolvidos através de maquetes. São trabalhos simples, porém criativos.

Fora disse...

"...estará realizando..." ¬¬

"Realizará" é tão mais simples de escrever, de falar, de pensar; é uma palavra só, economiza tempo, energia, fôlego, ouvido de quem escuta, essas coisas todas... Mas, isso pouco importa.

AJ

Unknown disse...

Professor, está na hora de dar um basta em projetos fajutos de Língua Portuguesa!
Letras maiúsculas no meio da frase, "o" Heloísa em vez de "a" Heloísa, "segundão", "terceirão" (essas turmas não existem!). Dê uma olhada nos cartazes e panfletos que circulam por lá...
Até o nome, "Sebinho", já virou motivo de chacota.
E o pior é que estão querendo levar isso para fora do âmbito escolar!
Como professor de Língua Portuguesa, tome uma atitude. Isso é uma vergonha!