sábado, novembro 17, 2007

Duas questões de prova

Questão 1

1.2 Vírgula - Retirado do portal http://educaterra.terra.com.br/literatura/index.htm. (0,8)

Nas últimas décadas do século 18, o Romantismo já está mais ou menos anunciado pelas obras do filósofo Rousseau, especialmente por sua teoria do "bom selvagem", e pelo movimento Sturm und Drang (Tempestade e Ímpeto), constituído ( ) nos anos de 1770 ( ) por jovens alemães que valorizam o folclórico, o nacional ( ) e o popular em oposição ( ) ao universalismo clássico. Também a publicação de Os cantos de Ossian, pelo inglês Macpherson, em 1760, torna-se uma referência fundamental para os futuros românticos.

Comentário
Nas minhas provas, o aluno sabe quanto a questão vale e, às vezes, ela se relaciona a outro conteúdo, nesse caso, à literatura. Aqui, ele colocará as vírgulas quando elas forem necessárias. Repare que ele lerá o texto para, aí então, colocá-las. Não são frases soltas.

Questão 2

2.2 Como um dos maiores pensadores do século 20, Theodor W. Adorno escreveu O Iluminismo como mistificação das massas para analisar a indústria cultural. Esse alemão é um crítico profundo da razão iluminista, a mesma que gerou o “desencanto do mundo” por meio da industrialização. Em seu texto intitulado acima, diz: “(...). O particular, ao emancipar-se, tornara-se rebelde, e se erigira, desde o Romantismo até o Expressionismo, como expressão autônoma, como revolta contra a organização (...).” Ora, o simbolismo também representa uma arte contra a organização industrial, entendo como organização industrial a objetividade. Em outro livro seu, Lírica e sociedade, Adorno declara que o que ganha voz na lírica é um eu que se determina e se exprime como oposto à coletividade, à objetividade (...). Após essas observações de Adorno, escreva sobre a oposição da arte simbolista à organização industrial.

Comentário

Daqui a dois anos, o aluno poderá estar em uma universidade e, no ensino médio, não colocamos autores que eles poderão estudar, no caso, Adorno. Aqui, nessa questão, o aluno, mais uma vez, deve ler e entender, mas, caso não entenda, o professor deve explicar.

Fica claro que a questão coloca o conflito entre o processo industrial e o simbolismo. A aluno deverá desenvolver a idéia-conceito do simbolismo para estabelecer esse conflito. Ele pode tirar dúvidas em sala, porque, para mim, o que importa é que ele organize seu texto de forma clara, consultando o dicionário antes para evitar erros ortográfico.

Em minhas provas, eu exijo muito que ele desenvolva o raciocínio dissertativo a partir de conceitos, nesse caso, a oposição entre objetividade e subjetividade.

Nenhum comentário: