sábado, março 15, 2008

Produção de Texto

Lecionar Produção de Texto em uma sala de aula com 40 alunos exige paciência, muita paciência. São quatro turmas, 160 alunos. O texto abaixo pertence a uma aluna do primeiro ano do ensino médio.

Introdução 1 - 1º ano
A televisão faz parte da nossa vida há muito tempo atrás, ela é muito útil e nos mantem informado de tudo o que acontece no mundo, nós ajuda a passar os momentos vagos em novelas, desenhos, jornais...

Os alunos de nossas escolas chegam ao terceiro do ensino médio sem noção de pontuação. No primeiro ano, deveria haver um trabalho intenso só para que os alunos limitassem suas frases-oracionais com pontos contínuos.

Nesse texto, a turma teve que participar para pontuar.


Reconstrução 1
A televisão faz parte da nossa vida há muito tempo atrás. Ela é muito útil e nos mantem informado de tudo o que acontece no mundo. Nós ajuda a passar os momentos vagos em novelas, desenhos, jornais...

Com os pontos contínuos, reorganizamos as três partes.

Na primeira (A televisão faz parte da nossa vida há muito tempo atrás), pedi aos alunos que especificassem "muito tempo" e que encontrassem um verbo apropriado para "faz parte", considerando que a televisão está sempre conosco. Um aluno sugeriu "convivência", e isso foi o primeiro passo para que chegássemos ao verbo "habituar-se".

Na segunda parte (Ela é muito útil e nos mantem informado de tudo o que acontece no mundo), pedi que transformasse "mantem informado" em um verbo, além de evitar a generalização "acontece no mundo". Muito participativos, eles reescreveram.

Na terceira (Nós ajuda a passar os momentos vagos em novelas, desenhos, jornais...), a mais complicada, sugeri que encontrássemos um verbo conforme as palavras "novelas" e "desenhos".

No final, ficou assim:


Reconstrução 2
Desde a década de 50, no século 20, as pessoas habituaram-se à televisão. Ela nos informa sobre política. Nos ilude com suas novelas, com seus desenhos.

Na próxima aula, partiremos para a terceira reconstrução.

Nenhum comentário: