segunda-feira, dezembro 01, 2008

Orkut ou orcute?

Há mais de dez como jornalista, Francisco Costa, do blog reporter24horas.blogspot.com, não gostou quando escrevi em sua matéria "orcute" e não "Orkut". Ele tem a mais absoluta razão, pois o texto pertence a ele, não é verdade? Não. O texto pertence também ao revisor.

Ele não me elogiou quando coloquei vígulas nos lugares certos. "Tua obrigação", ele diria. Bem, se é minha obrigação retificar, eu retifico segundo o que penso sobre a LÍNGUA portuguesa. No caso de "orcute", eu defendo a idéia de uma escrita abrasileirada. A intenção, lembrando-me de Oswald de Andrade, é antropofágica. Além desse autor, baseio-me em outros autores para preferir "orcute" a "Orkut".

E ainda escrevem Orkut, caixa-alta. Trata-se de um substantivo próprio?

Retirei alguns trechos de seu texto.

"Site para o qual Venícios trabalha publicou várias reportagens sobre o assunto. Enquanto isso, o jovem e habilidoso repórter, tenta gravar uma entrevista com o agenciador. Foram vários dias de negociações e, finalmente, Ivan decidiu falar. Pepsi, como o agenciador também é conhecido, gravou uma entrevista de três horas de duração. Mas, com medo de represálias, não se deixou fotografar."

1. Retirei a vírgula, mas não fui elogiado.

"Ivan também revelou o perfil de seus clientes e a maneira como as meninas eram selecionadas. Contou, por exemplo, que usava a internet (blogs e comunidades do Orkut) para divulgar seu trabalho, a qual classificou de “cooperativa do sexo fácil”.

1. Por que a preposição "a" antes de "qual"? Mais uma correção, e não vieram os abraços e os doces.
Há outros erros, são humanos. Eu erro. Para falar a verdade, eu sou um erro.

Um comentário:

Jozafá Batista disse...

Aldo, Orkut é nome próprio e pertence ao criador desse site de relacionamentos, o turco Orkut Buyukkokten.
.
Veja: http://pt.wikipedia.org/wiki/Orkut_B%C3%BCy%C3%BCkk%C3%B6kten
.
Uma dúvida: pelo critério de aportuguesamento gostaria de saber como ficariam as palavras: background, making-off, shopping-center, recall, pizza, marketing, show business, status, jeans, performance, scanner, mouse (de computador) e aids (sida?).