Língua

sexta-feira, março 20, 2009

Tensão ou tenção?

Minha escrita não representa a "pureza" gramatical, longe disso, mas procuro sempre deixar neste pouco lido blog um texto que não envergonhe a LÍNGUA portuguesa. Procuro expor meu pensamento sem erro gramatical; porém, ainda sim, eles escapam por entre meus dedos.

Sou imperfeito e gosto quando apontam minhas imperfeições gramaticais.

Soube que o deputado estadual Edvaldo Magalhães, do PC do B, insiste na ideia de que "tencionamento" é uma palavra correta em seu blog.

Em seu texto, conforme o significado do parágrafo, não cabe a palavra "tenção" (intenção, devoção, tema, assunto ou briga) mas "tensão" (pressão, difícil, preocupante).

Posso estar errado? Ele escreveu:
________________________
"A vantagem do não tencionamento eleitoral é contrabalançada com o rigor da cobrança por parte dos que terão muita energia a gastar apenas com a vigilância oposicionista."
______________________________
No texto, está clara a ideia de "pressão", ou seja, de "tensão". Além disso, esse "tencionamento" foi mal usado como advérbio.


2 comentários:

Anônimo disse...

Interessante este tópico. A ideia de contrabalancear um termo a outro, escrito ou empregado de forma contrária a usual, sempre traz benefícios.

Seu texto não está rebuscado e a dinâmica de confronto em espaço curto e em poucos toques exprime a ideia de quem se controla e procura adicionar fatos ao debate.

Ainda não vi o restante do seu site, mas concordo com o dito aqui. Se o restante for tão bem proposto como aqui está, já está entre meus favoritos.

A propósito, se quiser e puder, mande seus textos para que eu possa publicar, quando for o caso, em meu blog. Meu e-mail: thales.bruno@gmail.com

Anônimo disse...

Muito útil. Me ajudou bastante.