sexta-feira, julho 31, 2009

O Sinplac não foi criado para isso

Marcada para 30 de setembro, a eleição do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre tem duas candidaturas: a da atual presidente, professora Luziele; e a da atual vice, professora Alcilene.

Criado por causa dos erros do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Acre (Sinteac), o Sinplac comete erros semelhantes e não aponta caminhos opostos do concorrente. Um erro, as brigas internas entre Luziele e Alcilene.

Quando a professora Rosane foi a primeira presidente, disse-lhe que ela deveria buscar um caminho que propusesse uma nova organização sindical para, por exemplo, escolher seus representantes. Em vão.

O processo eleitoral não pode ser o atual, porque ele acirra conflitos pessoais, empobrecendo a democracia sindical. Como a professora Rosane não se antecipou aos fatos, eles, hoje, apresentam-se em forma de acusações mútuas entre as professoras Luziele e Alcilene.

As duas estão erradas

Duas mulheres que não ergueram um Sinplac oposto ao modelo sindical criado pelos homens. Antes de sair do sindicato, a professora-presidente Alcilene não submeteu o Sinplac a uma auditoria, deixando, segundo a oposição, uma dívida de R$ 80 mil.

A professora Luziele sempre seguiu esse caminho errado. Em sua segunda gestão, jamais permitiu uma auditoria em sua administração. Nesse sentido, assemelha à gestão anterior.

Dinheiro de terceiro deve ser administrado com muita clareza, por isso existe auditoria. Não promover uma fiscalização imparcial e ética nas contas do Sinplac representa para mim uma desonestidade daqueles que administram o dinheiro dos outros.

Na condição de filiado, tenho o direito de saber o que fazem com a minha contribuição mensal.

Um procurador público pode...

4 comentários:

professor Edileudo disse...

Professor Aldo, parabéns pelo seu blog, concordo que as duas sempre erraram no tocante a realização e apresentação de uma auditoria no final de suas gestões,mas há algumas diferenças fundamentais entre as duas: a Alcilene nunca deixou de prestar conta aos sócios por meio do informativo do sinplac, nunca teve medo de submeter aos sócios as decisões que envolviam grandes valores em reais. Alcilene nunca publicou na primeira página do informativo do SINPLAC sua foto de quase 2 metros em primeira página, com o objetivo de se promover poíticamente, como fez a Luziele neste último informativo; Alcilene nunca fez campanha gastando o dinheiro dos sócios oferecendo chá tarde aos membros de sua chapa dentro da própria sede do SINPLAC e mais absurdo após o horário do expediente, isso grave,isso é crime, o que a atual presidente vem fazendo com o dinheiro dos sócios.Eu e Vc professsor,vamos contribuir para mudarmos essa realidade de descaso com o dinheiro dos sócios.

Anônimo disse...

Professor Aldo,

Vc. faz uma análise errada, quando coloca ALCILENE e LUZIELE num mesmo saco. Existem grandes diferenças entre elas. A Prof. Alcilene, é guerreira, sempre pautou suas administrações com transparência prestando contas trimestralmente de suas ações, nunca deixou os associados sem notícias das contas do sindicato, nunca utilizou o sindicato para se auto promover e vc é testemunha disso.Agora... a outra, não tenho nada a elogiar, somente dizer que é mau caráter, compra imóveis sem conhecimento da categoria e supefaturado (terreno na colonia por 80 mil- o valor do débito que ela diz que a prf. alcilene deixou. esquisito!?). disto isto, gostaria que vc fizesse as devidas correções, não fazendo juízo de valor da forma que fez. a Alcilene é digna, honesta, tem todo o respeito de nossa categoria,não merece ser comparada com a outra.Faça justiça a dignidade,respeitando a figura pública da prof. Alcilene. Vc ja teve provas da honestidade dela, quando vc procurou fazer uma reportagem sobre a auditoria do SINTEAC e ela colocou todo o setor financeiro daquele sindicato para vc fazer suas pesquisas. E o resultado vc não teve coragem de publicar. faça uma reflexão e não agrida a imagem de uma pessoa honesta, distorcendo os fatos e a comparando com pessoa sem escrúpulos e alto egocentrista.

Anônimo disse...

A PRESIDENTE LUZIELE, está com a corda toda, foi a Plácido de Castro, fazer campanha com os membros de sua chapa, no carro do SINPLAC e ainda pagou o almoço de todos com os recursos de nosso sindicato.Isso é que é transparência nas aplicações de nossos recursos. Grande mulher honesta... (!?), fazendo chá das cinco, como se fosse uma milady inglesa, com o dinheiro do sindicato para vc. é muito natural, não é caro professor? mas vc. deveria fazer as devidas comparações honestamente e não políticamente. A professora Alcilene fez auditoria no SINTEAC e foi severamente punida e perseguida e não me lembro de que vc. tenha saído em defesa da professora. não escreveu uma linha sobre a sua dignidade em denunciar os desmandos do SINTEAC. vc. não pode falar que a ALCILENE não fez prestações de contas no SINPLAC, pois a mesma publicava no informativo do SINPLAC todos os movimentos financeiros do sindicato. é indigno, vc comparar a ALCILENE com a LUZIELE. a ALCILENE tem história no sindicato, é digna , honesta e não merece ser tratada como farinha do mesmo saco, como vc fez.

Anônimo disse...

Prof. Aldo.

Quem mandou as notas não foi o Prof. Edileudo. EU, não quiz criar nenhuma polêmica sobre o caso. Não entenda assim.apenas queria e quero deixar claro que a Prof. ALCILENE GURGEL nunca em sua história em defesa do sindicalismo, praticou alguma ilegalidade. E a sua resposta, insistindo em uma auditoria, leva-nos a pensar que vc. tem alguma acusação a fazer e não a torna público. Se tem alguma coisa contra a PROF. ALCILENE, torne público, de conhecimento a nossa categoria. Agora ficar lançando indiretas, não é legal. e muito menos compará-la à LUZIELE é um absurdo. É a treva. Até onde sei vc. tem respeito pelo trabalho da prof. ALCILENE, que houve para atacá-la desta forma vil. Reflita mestre. DEUS castiga o "iníquos".