terça-feira, agosto 04, 2009

Duas mulheres e um Sinplac

Professora Alcilene ou professora Luziele?

Presidenta do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac) por duas vezes, a professora Luziele busca manter-se na posição pela terceira. Infelizmente, o estatuto (errado) do sindicato permite esse abuso. Sou contra o continuísmo.

A professora Luziele, nesse longo tempo, mostrou-se incapaz de criar novas linhas para o jornalismo sindical. Se (ótima) informação é essencial não só para os filiados mas para a sociedade, a atual presidenta permaneceu indiferente a um jornalismo inteligente, irreverente, ético e abusadamente criativo.

Em sua gestão, o Sinplac não tem um sítio (o português de "site"). Não falo de blogue, mas de um sítio muito elaborado. Sem trilhar o caminho da informática, o Sinplac, submetido a duas gestões da professora Luziele, perdeu o "mouse" da história.

No lugar de uma Redação independente do sindicato, compra-se, sem minha autorização e sem a autorização de outros filiados, um terreno por R$ 80 mil. O que é prioritário para o Sinplac? Não penso em R$ 80 mil para isso. Penso que o sindicato, além do dinheiro dos filiados, precisa criar receita.

Por causa desses dois exemplos, não votarei na atual presidente.

E a professora-candidata Alcilene? Eu lhe disse que ela cometou um erro crasso ao ir para o Sinteac. Por outro lado, ela foi a primeira presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Acre (Sinteac) submeter as contas do sindicato a uma auditoria embora não tenha feito isso quando presidenta do Sinplac.

Ela possibilitou a mim (des) cobrir o que fazem com o dinheiro dos filiados. Publiquei a matéria neste blogue e no jornal Folha do Acre. O Sinteac Bank chegou até a emprestar dinheiro.

Outro erro: ser candidata à vereadora, confirmando aquela velha imagem de pessoas que passaram por sindicatos para chegar à política.

Ainda sim, penso que ela aprendeu e pode retornar ao Sinplac para possibilitar um novo jornalismo sindical e uma nova forma de organizar o Sinplac. Caso as transformações não ocorram, este blogue estará aqui para criticar até a própria mãe, dona Dilma Tavares do Nascimento.

Voto na professora Alcilene.

5 comentários:

Anônimo disse...

MARAVILHA!!!!AMEI,MEU PRECLARO PROFESSOR, AGORA AS DIFERENÇAS ENTRE AS CANDIDATAS ESTÃO ESTABELECIDAS. ERA SOMENTE ISSO QUE CRITICAVA NO SEU BLOG. VC. ESTÁ DE PARABÉNS. REALMENTE A PROFESSORA ALCILENE É A MELHOR, É GABARITADA, TEM EXPERIÊNCIA, É HONESTA, NÃO SE LOCUPLETA COM OS RECURSOS DO SINDADICATO PARA FAZER SUA CAMPANHA. UM ABRAÇO PROF. ATÉ AS ELEIÇÕES.LEIO SEMPRE SEU BLOG E AGORA SOU SEU FÃ Nº 1

Anônimo disse...

COMO NO FILME, ONDE A VIDA DAS PESSOAS É TOTALMENTE DIRIGIDA E VIGIADA POR CÂMERAS DE TV, A LUZIELE IMPLANTOU UM SISTEMA DE PROPAGANDA DENTRO DA SEDE DO SINDICATO QUE PASSA O DIA INTEIRO PASSANDO SUA IMAGEM (NARCISIMO) E AS SUAS BOGAGENS FEITAS NA ADMINISTRAÇÃO DO SINDICATO. VEJA VC MESMO PROF. OS FUNCIONÁRIOS ESTÃO PARA FICAR LOUCOS COM A LAVAGEM CEREBRAL IMPOSTA PELA "HITLER DO SINPLAC".

Anônimo disse...

O QUE PRECISAMOS APRENDER A FAZER É UMA LEITURA DO QUE ESTÁ ACONTECENDO. O MOVIMENTO SINDICAL PERDEU SUA ESSENCIA, TUDO PORQUE A DIREÇÃO DOS SINDICATOS FORAM PARAR EM MÃOS ERRADAS. MUITOS SINDICALISTAS PRIORIZAM INTERESSES PESSOAIS COMO AFASTAMENTO DA SALA DE AULA E ASCENSÃO POLITICA, ENTRE OUTROS (COISAS TÃO PEQUENAS). CHEGAMOS A ACREDITAR NO SINPLAC, MAS AGORA EM QUEM ACREDITAR? NO ENTANTO, NEM TUDO ESTÁ PERDIDO, PRECISAMOS DAR UM VOTO DE CONFIANÇA PARA PROFESSORA ALCILENE QUE TEM CAPACIDADE INTELECTUAL PARA DIRIGIR UM SINDICATO DA FORMA QUE PRECISAMOS. SE QUEREMOS MUDANÇAS, NOSSA OPORTUNIDADE É O PROCESSO ELEITORAL.

Anônimo disse...

Olha eu temo que essa HONESTIDADE toda que o comentário atribui à Professora Alcilene não seja verdade. Sindicato não é trampolim político, isso se não admitirmos é claro. Nem tudo que reluz é ouro.
Ela é atual vice e faz turismo no SINPLAC. O importante disso tudo é não cegar os sentidos por simples sede de mudança e deixar os demais sentidos sucumbirem.

Anônimo disse...

Professor o SINPLAC agora tem site sim: www.sinplac.net e blog tb: blog.sinplac.net