domingo, setembro 06, 2009

Habilidade matemática de uma menina

Em 31 de agosto de 2009, a Globo emitiu, mais uma vez, a imagem de Marina Silva no Programa do Jô. Ao ícone ambientalista, Jô Soares concedeu dois blocos. Quanto custa um minuto na maior audiência do país? A senadora Marina falou por muito tempo, uns 15 minutos por bloco.

No primeiro, suas palavras passearam pela floresta. Outra vez, Marina ratificou sua imagem de “protetora do meio ambiente” e, em nenhum momento, a mulher que nasceu em uma classe social pobre mostrou-se indignada com a miséria, com a exploração. No meio ambiente de Marina Silva, as injustiças sociais calaram-se na entrevista.

Pedi a Deus para a senadora falar dos desenganados, por isso esperei pelo segundo bloco. Ela, entretanto, usou o tempo caríssimo da televisão para falar dela mesma, da menina pobre que ajudou o pai a calcular a péla quando pesada. A menina Marina era hábil com os números. A senadora só não falou das oligarquias que sempre foram mais hábeis para trapacear nos cálculos.

Uma entrevista amena para entreter o público. Se eu quisesse assistir a uma provocação, a senadora Mariana Silva deveria estar diante de outro gordo, Antônio Abujamra (foto).

Mas quem saberia das habilidades matemáticas de uma menina se a audiência da TV Cultura é tão pequena?

Nenhum comentário: