segunda-feira, setembro 21, 2009

Quinta Parada GLBT de Rio Branco

Íris é a deusa do arco-íris. Ela é descrita como uma figura feminina alada e muito bonita, na maioria das vezes, ela parece vestida com uma longa túnica, e suas asas possuem coloração dourada. Seus símbolos são o arco-íris e um cálice dourado.

Deusa mensageira, como Hermes, era venerada pelos gregos que acreditavam que Íris tinha como função manter a ligação entre o céu e a terra, entre os deuses e os homens, transmitindo ordens, pedidos e conselhos.

No Olimpo, Íris atendia aos deuses, principalmente, a Zeus, mas se dedicava mais à deusa Hera. Segundo a lenda, as asas adquiriam as cores do arco-íris quando a jovem partia para suas tarefas. Foto de Debora Mangrich.















Foto de Debora Mangrich. Quando fanáticos neopentecostais buscam a verdade absoluta, a ambivalência do homossexual desorganiza, relativiza.




















Foto de Debora Mangrich. Os gays reverenciam o excesso, são muitas cores, muitas formas. Há neles o culto à vida intensa, mas há também um culto ao mito de Narciso. Esse mito grego é homossexual porque, por meio de seu reflexo na água, o outro, a imagem, é seu próprio sexo.










Foto de Debora Mangrich. Fui à Parada Gay (letras maiúsculas). A liberdade de se fantasiar, e o desejo por outro homem. O gay da foto não matou seu semelhante como o Deus de Israel mata até hoje na Faixa de Gaza palestinos. Penso ser inumano matar homossexuais ou chamá-los de sujos.


Nenhum comentário: