quinta-feira, outubro 01, 2009

Alcilene, e agora?

A professora Alcilene foi escolhida como presidenta do Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac). Os jornais não deram uma nota. Eleita, espero que agora ela cumpra ideias essenciais ao sindicato.

Novo Jornalismo
Um delas - e tenho falado disso muitas vezes - é o jornalismo sindical. Da forma como se encontra hoje, é ratificar uma asnice. Que os informativos permaneçam, mas um jornal que ultrapasse os limites dos clichês sindicais, caso chegue agora, hoje, já chega atrasado.

Não há no Acre informação séria e profunda sobre educação pública. O governo, sem dúvida, melhorou o ensino, porém criou mitos e, o que é pior, monopoliza uma informação superficial e narcísica sobre essa educação.

O jornalismo sindical, se for reimpresso pelo Sinplac, não deve ser criado para ser opor ao governo, mas para expor matérias bem trabalhadas e imparciais à sociedade acriana. Um jornal não para professores. Um jornal não contra o governo. Um jornal para a sociedade. Um jornal para a educação pública - esse bem muito acima de partidos, de pessoas, de grupos, de ideologias.

O Sinplac, caso a professora Alcilene cumpra, deverá possibilitar um jornalismo sindical independente do próprio sindicato. Livre e absurdamente ético e responsável, criado por profissionais que saibam escrever bem, que sejam inquietos e atrevidos. Gente inteligente.

Alcilene, irei cobrar!!! sempre!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Aldo, gostei da sua idéia do jornal, infelizmente na eleição do SIMPLAC na apuração no auditório do CEBR, nós mulheres repudiamos a atitude do senhor José Texeira Pinto que agrediu a presidenta da comissão eleitoral com palavras de baixo escalão em público. Com está atitude imoral as mulheres acreanas foram desrespeitadas principalmente nós professoras.

Anônimo disse...

palavras de baixo CALÃO