quinta-feira, junho 10, 2010

A bola rola e nos enrola

Grite gol!!!
Quando os deuses da futilidade derem o pontapé inicial entre Brasil e Coreia do Norte, os problemas sociais dos brasileiros serão jogados para escanteio. Somos cinco vezes campões do mundo; Estados Unidos, Finlândia, Espanha não são.

Até hoje, eu não sei para que cinco títulos de futebol servem, eu não sei. Recentemente, para marcar uma consulta em um hospital público, eu disse "sou cinco vezes campeão do mundo".

Na mão direita, eu segurava uma bandeirinha do Brasil e usava a camisa 10, o mesmo número com que Rivaldo se consagrou na Copa do Mundo de 2002.

Mas, mesmo assim, mesmo cantando "eu sou brasileiro/com muito orgulho/com muito amor", a servidora pública, sem adereço patriótico, falou que não havia cardiologista para me atender, e isso já faz três meses. Com meus cinco títulos, saí derrotado da saúde pública mais uma vez. Tantas vezes torcedor, tive de sair do hospital torcido pela injustiça.

Agora, na Copa do Mundo da África do Sul, após oito anos, o Brasil enfrentará a Coreia do Norte no dia 15 de junho. De lá para cá, tive cinco derrames. Nesse tempo, os homens públicos, que jogam um "bolão", me driblaram muitas vezes para deixar a Pátria sempre em impedimento.

Vejo carro com bandeiras do Brasil. Ruas enfeitadas. Um novo circo repetido nos alegra. Um patriotismo fútil nos envolve com uma bola que rola e nos enrola. Nesta festa, como todas as festas, a realidade social permanece suspensa, é hora de se esquecer do Brasil.

Estamos felizes com o pouco que temos, um gol. Gritemos!!! porque nossas bocas nunca souberam protestar contra a nossa miséria. Estamos felizes com o pouco que temos, o gol. Gritemos!!! porque, calados, engolimos sapos.

O que farei com seis títulos de campeão do mundo?

4 comentários:

Rebeca Rocha disse...

Quando descobrir o que fazer com todos esses títulos, me avise.

:)

Guilherme Cunha disse...

"Um anjo olhudo

em um certo dia de soledade,
um anjo tagarela e olhudo
apresenta-se ao velho Deus e
pergunta:o que é isto, o tempo?
o antigo Deus, com os olhos
remelentos, mira o anjo e
afirma antropomorficamente:
amigo o tempo é sua finitude.
Então, o olhudo anjo sorriu e
disse:queres dizer, portanto,
que o tempo
é uma construção
humana?" Guilherme Cunha

para quem quer ler artigos filosóficos, aqui fica o blog philosophiando doprofessor Guilherme:http://filosofiando1.blogspot.com/

Anônimo disse...

Viu meu amigo Aldo, você briga comigo quando eu discordo de você. Ainda bem que na maioria das vezes eu concordo, como no magistral texto "A bola que nos enrola". Passei para minha lista de amigos. Um grande abraço da amiga Ivone

Nielsen Macambira disse...

Também tem o carnaval como forma de atrofiamento cerebral constante... É como se o Brasil estivesse reduzido ao trio 'do mal' Carnaval-Futebol-Novela, nossos produtos de importação mais famosos.Quer saber? Também não dou a mínima! Queria que fossêmos campeões em distribuição de renda, altos indíces de inclusão universitária, pesquisas científicas de ponta, mas acho que, para não sofrer mais, acabei bloqueando todas essas espectativas em minha mente. É uma espécie de autodefesa psicológica... O Acre então parece um quartelzinho-general, ninguém questiona nada, PAREI prá todos... O pessoal que produz blogs é quem tá nos salvando do tédio...