sábado, janeiro 07, 2012

Currículo único

Currículo único

Oito horas tem sido meu limite para acordar. Abre-se a janela do quarto e, diante dos olhos, a cor da montanha contrasta com a do céu. Depois do café da manhã com minha família, vou ao jornaleiro para comprar O Globo, O Dia e Folha de São Paulo. Leio o que me interessa e, até às 11 horas, concluo as leituras.   


1º de janeiro. Na página Educação – O Globo dedica espaço exclusivo à escola -, eu soube que o governo federal criará o currículo único para as escolas do país. Defende-se a ideia de 70% ao conteúdo universal e 30%, ao regional.



Em 2009, o Rio de Janeiro implantou currículo único em suas escolas. A prefeitura sugeriu ao sindicato dos professores testar a proposta por um ano, e, após esse período, os professores foram convidados a propor mudanças. 



Segundo Cláudia Costin, secretária municipal de Educação, o resultado no exame Prova Brasil foi melhor do que em anos anteriores. “Essa organização do currículo é a base de toda a transformação na educação do Rio”, constatou.



No Acre



Na mesma escola, se o aluno se transferir para o turno da tarde, ele não estudará o mesmo conteúdo, por exemplo, o de Literatura. A escola acriana peca por não haver  unidade de conteúdo e muito menos um conteúdo regional.



Na escola acriana, professor, se quiser, pratica leitura de um romance ou de poesia em sala de aula. Se quiser. Certa vez, em uma escola, um professor expeliu esta pérola: “Não vejo sentido do aluno ler poesia, porque na sociedade ele não vai escrever versos”.



Com a aprovação de um currículo único, o MEC estabelecerá uma quantidade de livros que os alunos terão de ler por mês em cada série. Mais: se o objetivo for ensinar análise sintática, o professor receberá a indicação de métodos para lecionar esse tipo de conteúdo de Língua Portuguesa.



Hoje, no Acre, professor leciona Redação se quiser.



Calendário



JULHO é o prazo final para a redação do currículo por matéria.



ENTRE JULHO E OUTUBRO, discussões sobre os textos com entidades que representam professores e diretores e com secretários estaduais e municipais de Educação.



NOVEMBRO, consulta pública das propostas de currículo por matéria.



DEZEMBRO, apresentação conclusiva da redação com as expectativas de aprendizagem por série.



Sempre leio os jornais na varanda da casa de meus pais e, nos últimos dias, desde 19 de dezembro, tenho lido ao som da chuva e perto de meu irmão e dos meus.

Estou feliz!

Nenhum comentário: