segunda-feira, março 12, 2012

Leitura em sala de Cruz e Sousa



Nesta semana, iniciei análise da poesia "Grande amor", de Cruz e Sousa. Poderia ter ofertado outros versos desse  poeta negro, mas permaneci com esses versos.

"Grande amor", tratando-se de leitura, é um texto dificílimo. Hoje, começamos com os dois primeiros versos da primeira estrofe.

Grande amor, grande amor, grande mistério
Que as nossas almas trêmulas enlaça...

Para compreender, é preciso colocar na ordem sintática direta (sujeito + verbo + complemento) porque, além de compreender a leitura, o aluno saberá que a sintaxe dele na redação precisa de organização.

Para colocar na ordem, ele deve encontrar o verbo, no caso, "enlaça". Quais termos recebem ação do verbo? Grande mistério.

Alunos disseram que o sujeito é "as nossas almas". Expliquei então que o verbo está no singular, ou seja, não concorda com "as nossas almas", plural.

Dito isso, a ordem ficou "grande mistério enlaça as nossas almas trêmulas". Esse exercício de colocar na ordem sintática direta é uma forma de o aluno perceber a relação interna entre os termos sintáticos.

Colocado o verso na ordem, é preciso refletir sobre a palavra. Mais: sobre conceito. Qual o sentido do "mistério"? O aluno pode ir ao dicionário, mas o dicionário não basta, é preciso situar a palavra na vida, na realidade social. Onde "mistério" surge mais na sociedade?

Qual o sentido do verbo "enlaça"? Qual o sentido de "alma"? Qual a relação de "trêmulas" com outros termos em outros versos?  Qual o sentido de 
"trêmulas"?

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi

Anônimo disse...

kknnknpojhbfv,mnvkguihjbvbhnmjoilkj

Anônimo disse...

Professor desculpa, mas, o senhor pediu para avisarmos quando houvesse algo errado: "Colocado o verso na ordem, é preciso refletir sobre a palavra. MAIS: sobre conceito".