domingo, maio 20, 2012

A gestão do professor Waldir 1

Quase um semestre de gestão do meu colega de trabalho, o professor de Física Waldir.

Sobre gestão escolar, a imprensa acriana só noticia em época de eleição.

Fora desse período, só existe a petrificada mudez, porque os nossos jornais não são alfabetizados o suficiente para ler a importância da educação pública para a identidade de uma região.

Talvez não devamos falar do gestor, mas de uma parte do corpo docente e dos funcionários que o elegeu na prévia eleitoral.

Waldir, sabemos, é a consequência dessa parte de funcionários que não gostou da gestão anterior. Ora, se não gostamos de algo, se rejeitamos, é pelo fato de termos condições de fazer o melhor.

Se funcionários negaram o nome da Osmarina na prévia, isso não quer dizer que conquistas da gestão anterior não estarão na gestão atual.

Uma dessas conquistas: a ordem.

Osmarina deixou falhas para qualificar o ensino - disse isso a ela -, porque talvez sua prioridade tenha sido a ordem.

Certas vez, colocando o pé encostado no armário da escola, ela me chamou atenção: "Não coloque o pé aí". Outra vez, quando estava na sala dos professores para beber água, "não é horário de beber água, você deve estar em sala".

Jamais a vi como "desumana" ou "menos humana" por causa de suas "chatices". Jamais. Nesses meus anos de Acre, Osmarina foi a primeira diretora que conheci, porque ela ordenava, ou seja, ela colocava as pessoas no seu devido lugar.

Na escola pública, sabemos, a desordem existe, porque as pessoas desconhecem o seu lugar. Um aluno, se passar pela sala de professores, precisa pedir licença ou então não é lugar de aluno passar.

A ordem manifesta-se nos detalhes.

Hoje, brotam-se murmúrios de que a escola HMM está sendo regada pela desordem.

Eu permanece com a mesma postura de antes. A escola é o meu ambiente de trabalho e não gosto quando falam mal dela.

Qual será a postura dos funcionários que elegeram o professor Waldir na prévia?
         
Sem ordem, impossível o equilíbrio

  

 

Nenhum comentário: